São Gabriel da Cachoeira (AM), 19/05/2020 – O Exército reforça ações de saúde aumentando a força de trabalho do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira (HGuSGC) com dez militares da área de saúde, em apoio emergencial ao combate à COVID-19.

Em 17 de maio, dez militares da Força Terrestre, provenientes do Hospital Militar de Área de Brasília chegaram à região, por meio da Força Aérea Brasileira, para reforçar as equipes médicas, de fisioterapia e de enfermagem do Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Essas equipes estão na linha de frente no tratamento de pacientes com o coronavírus. O Hospital recebeu também, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais hospitalares e outros equipamentos.

O reforço de indivídual ao HGuSGC está sendo fundamental para o município de São Gabriel da Cachoeira (AM) no combate à COVID-19. Essa organização de saúde do Exército atende permanentemente a população local e regional, além das comunidades indígenas e vem tratando os pacientes que foram infectados pelo vírus.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

Por Tenente Tássia e Margareth Lourenço, com Comandos Conjuntos
Fotos: divulgação Exércita nação brasileiraeiro

Para acessar fotos da Operação COVID-19, visite o Flickr da Operação.


Saiba mais:

Parceria da Defesa com Saúde reforça atendimento médico a indígenas no extremo norte do País

Militares confeccionam máscaras de proteção respiratória com 96,5% de eficiência

Capacitação para profissionais de saúde militares reinicia nesta terça-feira (19)

Confira os destaques da semana:

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Leia mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/69139-profissionais-e-saude-do-exercito-reforcam-equipes-do-hospital-de-guarnicao-de-sao-gabriel-da-cachoeira-no-amazonas