Foto: Pietra Darde - Lajeado -

O Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), segmento vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), retomou os agendamentos da castração gratuita de cães e gatos de famílias de baixa renda de Lajeado. O serviço havia sido suspenso em março devido à pandemia do novo Coronavírus. 

O projeto foi colocado em prática em novembro de 2019  e, desde então, já foram castrados em torno de 425 animais entre caninos e felinos. 

Conforme o coordenador do CCZV, Juliano Pelegrini, o benefício não é exclusivo para as famílias de baixa renda, mas também para as organizações não governamentais (ONGs) de Lajeado e para os animais resgatados pelo CCZV. “As três ONGs conveniadas com a prefeitura encaminham, em média, 40 animais por mês para castração no canil municipal”, destaca o coordenador. 

Os atendimentos serão realizados somente com agendamento prévio pelo telefone 3982 1222. Quem estava com horário marcado mas teve seu agendamento cancelado deve retornar o contato para realizar o reagendamento.

As castrações ocorrem conforme a demanda, nas terças, quartas e quintas-feiras, no limite de 10 por dia. Ou seja, serão no máximo 30 animais castrados por semana, em clínica veterinária terceirizada.

Cadastro

Para efetuar o cadastro e iniciar o processo de agendamento da castração, as famílias de baixa renda devem entrar em contato pelo fone 3982-1222. Para que a família seja enquadrada como de baixa renda, ela terá que informar o NIS, que é o Número da Inscrição Social da família em programa de assistência do governo.