São 16 tipos de frutas que têm suas características e propriedades explicadas no material São 16 tipos de frutas que têm suas características e propriedades explicadas no material

O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado nesta sexta-feira, 22/05, busca conscientizar a população mundial sobre a importância da conservação e o manejo sustentável da biodiversidade. Para marcar a data, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental e Jardim Botânico de Lajeado, lançou a cartilha digital “Frutas Nativas: Riqueza das Nossas Matas”. O objetivo é valorizar a biodiversidade regional e divulgar frutas nativas que existem na cidade de Lajeado. Clique aqui para conferir: http://twixar.me/Tk3m

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, a ideia de produzir uma cartilha surgiu após o cancelamento de um evento em razão da pandemia. Frutas como araçá, pitanga, jabuticaba, amora-do-mato, que seriam demonstradas ao vivo por especialistas, acabaram nas páginas da cartilha. Assim, agora elas estão virtualmente disponíveis para quem quiser. São 16 tipos de frutas que têm suas características e propriedades explicadas no material.

“As frutas são tão ricas e muitas vezes desconhecidas pela população. O objetivo da cartilha é justamente apresentar informações, detalhes sobre as frutas e também receitas que podem ser facilmente feitas com elas. Escolhemos frutas que existem nas áreas verdes, remanescentes florestais e calçadas do município. Todas muito saborosas e nutritivas, algumas até com propriedades nutracêuticas”, explicou Edith. 

A bióloga ressalta que para que a biodiversidade seja mantida, é necessário preservar os remanescentes florestais e as áreas verdes que abrigam estas espécies, seus polinizadores e dispersores. Para contribuir, a comunidade pode encontrar e retirar mudas (mediante pagamento) de frutas nativas no Horto Florestal, localizado no JBL. 

Jardim Botânico de Lajeado

Endereço: Avenida Carlos Spohr Filho (Rodovia ERS 413), nº 3655, bairro Moinhos D’ÁguaTelefone: 3982-1107
 

Horário para retirada de mudas: 

De segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. Na sexta-feira das 8h às 11h