BM realiza aula inaugural inédita por videoconferência com a participação do governador

A Brigada Militar realizou, de forma inédita, uma aula inaugural para os novos alunos-soldados do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Em razão da pandemia de Covid-19, a aula foi transmitida, na tarde desta segunda-feira (8/6), por meio de videoconferência, para todas as escolas nas sete cidades onde ocorrem cursos de formação da instituição.

A abertura, mediada pelo comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr, foi realizada pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

“Esses alunos têm a importante responsabilidade de dar continuidade à história da instituição. Formamos uma polícia para defender e para proteger as pessoas, permitindo que 11,5 milhões de gaúchos possam viver em paz no território gaúcho”, disse Leite.

O governador também lembrou que o curso dá sequência às incorporações realizadas na atual gestão desde o ano passado. “Nos comprometemos a fazer incorporações anualmente para não permitirmos defasagem no efetivo”, explicou.

Leite agradeceu a perseverança dos profissionais que escolheram se dedicar ao serviço público em uma carreira militar. “Vocês confiam no Estado ao se colocarem como servidores, e o RS também confia em vocês. A partir de agora, vocês também são a Brigada Militar”, exaltou o governador.

O vice-governador parabenizou os policiais militares por terem iniciado o curso, visto que foram selecionados entre os mais de 42 mil candidatos que prestaram o concurso. Em seguida, Ranolfo apresentou o programa de governo RS Seguro.

Na plateia, estavam os 879 novos alunos-soldados que foram distribuídos em 45 turmas nas seguintes escolas: Escola de Especialização e Formação de Soldados (EsFES) – Montenegro, EsFES Porto Alegre, EsFES Osório, Polo de ensino de Santa Rosa, Polo de Passo Fundo, Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) – Santa Maria e Polo Rio Pardo.

O curso é realizado em um período atípico visto que, em virtude da pandemia do coronavírus, o Estado adotou medidas de distanciamento controlado para evitar a contaminação e a transmissão da doença.

No último domingo (7/6), o governo do RS publicou um decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) que configura os cursos de formação para os aprovados na área de segurança pública como serviços essenciais, o que tornou possível o ensino dos novos policiais militares nas sete escolas. Todas as normas estabelecidas nos decretos estaduais que instituíram o sistema de Distanciamento Controlado serão respeitadas.

Comandante-geral, o coronel Mohr, destacou que, em toda sua vida funcional, nunca viu, na BM, uma aula inaugural como esta e finalizou a videoconferência agradecendo a todos os participantes “Aproveitem todos e tenham um ótimo curso”, desejou.

O diretor do Departamento de Ensino, tenente-coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, destacou a importância dos novos policiais militares. “O policial é o primeiro a personificar o Estado frente à comunidade”, reforçou.

A aula inaugural também contou com as presenças virtuais do subcomandante-geral, coronel Vanius César Santarosa, da chefe do Estado-Maior, coronel Cristiane Rasbold da Brigada Militar, de comandantes das escolas, de coordenadores dos cursos, de instrutores e de alunos.

Texto: Adriély Escouto/PM5
Edição: Secom