Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 9 de junho

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na terça-feira (9/6).

Mais 314 leitos de UTI são habilitados para atendimento a pacientes com Covid-19

A rede hospitalar do Rio Grande do Sul passa a contar com a habilitação de mais 314 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Adulto para atendimento de pacientes da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria 1.502/2020, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (9/6), garante o pagamento de R$ 45,2 milhões, em parcela única, a 20 estabelecimentos de saúde de 18 municípios gaúchos. A habilitação é temporária, válida para o período de 90 dias, com possibilidade de prorrogação. O Estado alcança, agora, 624 leitos de UTI habilitados pelo SUS desde o início da pandemia de coronavírus. Para a habilitação de um leito de UTI, é necessário que o hospital disponibilize equipamentos como respiradores, monitores, camas e equipe de profissionais de saúde especializada em atendimento intensivista.


Teleconsultoria do SUS tem 197 profissionais cadastrados para atendimentos on-line e gratuito

A rede virtual de profissionais Revirasaúde, que presta teleconsultoria sobre o cuidado em saúde e na prevenção à Covid-19, atualmente tem 197 profissionais cadastrados de diversas áreas da saúde. O atendimento é on-line e gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e voltado à população em geral e a profissionais que tenham dúvidas. O cadastro é formado por médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e educadores físicos, entre outros, que dão orientação virtual, especialmente neste período de pandemia, em que é preciso distanciamento social.

Estado dá início a conversas e oficinas para esclarecer dúvidas sobre Distanciamento Controlado

Para reforçar ainda mais a transparência, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Comunicação, oferece, nesta quarta-feira (10/6), das 18h30 às 20h30, uma oficina sobre Distanciamento Controlado, modelo implementado no Rio Grande do Sul em 10 de maio.

Edição: Secom