Governador fala sobre inovação e combate ao coronavírus em evento virtual da WeGov

0 0
Read Time:1 Minute, 56 Second

Com o tema “Inovar para servir, servir para transformar”, a Wegov promoveu um evento on-line e beneficente na tarde desta quinta-feira (18/6) para discutir como as áreas de inovação das instituições públicas estão colaborando no combate à pandemia de coronavírus. Dentre os convidados, o governador Eduardo Leite apresentou o modelo do Distanciamento Controlado.

“Não é fácil inovar em governo, porque o governo é uma caixinha quadrada e dotada de burocracias. Claro que a burocracia tem um papel importante, de impedir que um governante use o governo em beneficio próprio, mas, por outro lado, tornou especialmente difícil inovar. No entanto, temos buscado fazer isso, dentro da lei, de diversas formas, desde antes da pandemia e, agora, especialmente, com o modelo inédito e inovador do Distanciamento Controlado”, disse, na abertura.

“Gestão baseada em dados e fatos” foi o tema da participação de Leite. O governador foi provocado a falar sobre como o Rio Grande do Sul vem enfrentando a pandemia.

“Em uma época em que se tenta se ideologizar o combate ao vírus, a gente pega números para tentar objetivizar a política de enfrentamento. Claro que é necessária uma interpretação correta desses dados e, para isso, montamos um Gabinete de Crise e comitês com especialistas de diversas áreas, internos e externos ao governo, que criou o modelo e mantém análises para fazer os aprimoramentos necessários. Nosso principal objetivo é proteger a vida dos gaúchos sem parar o Estado inteiro, o tempo todo, em todas as atividades. Por isso, criarmos protocolos para agir no local, no momento e na proporção necessária”, afirmou Leite.

O evento organizado pela WeGov foi gratuito e possibilitou que os participantes doassem para a entidade UniãoRIO, movimento que reúne pessoas e organizações não governamentais para reduzir os impactos da Covid-19.

Entre as entidades participantes, além do governador do RS, estiveram Escola Nacional de Administração Pública (Enap), governo do Ceará, Instituto Igarapé, o Gnova – Laboratório de Inovação, Movimento Agora! e gestores públicos de diversas outras esferas e poderes.

A WeGov é um espaço de aprendizagem voltado à inovação para o setor público. Operando há cinco anos no mercado, a empresa tem como propósito construir e compartilhar conhecimentos e práticas de inovação que possam ser replicadas na gestão pública, ampliando e qualificando as entregas de serviço aos cidadãos.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %