Leite discute retomada econômica em debate virtual Menu POA

0 0
Read Time:1 Minute, 22 Second

O governador Eduardo Leite participou, na tarde desta sexta-feira (19/6), do debate virtual Menu POA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). O evento discutiu os impactos da Covid-19 na economia gaúcha e as alternativas para a retomada do desenvolvimento econômico.

O presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, e o diretor Fernando Villarinho foram os mediadores da transmissão. Leite aproveitou o espaço para apresentar o modelo de Distanciamento Controlado, adotado no Rio Grande do Sul desde o início de maio.

Inovador e inédito no Brasil, o modelo divide o Estado em 20 regiões e em 105 atividades econômicas e calcula o risco de cada região com base em 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde. Assim, o modelo determina a aplicação de regras, chamados de protocolos, mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região. O governador também apresentou aos espectadores a situação atual da Covid-19 no Estado.

“O modelo permite a aplicação de restrições com maior racionalidade, visto que conviveremos com a doença por alguns meses ainda. Se não houver proteção à população, nem o investidor investe, por conta do risco, e nem o consumidor consome. Temos de garantir que a população esteja sendo cuidada porque, na incerteza, há menos consumo, e a economia também é afetada”, explicou o governador.

O MenuPOA é um evento que ocorre com periodicidade variável – em geral, mensalmente. Consiste em palestras e debates sobre temas que impactam no desenvolvimento da cidade e da população, como perspectivas, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Vitor Necchi/Secom

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %