Mais de 33 mil toneladas de milho serão ofertadas pelo programa Vendas no Balcão em junho

O pequeno produtor brasileiro conta com incentivo do governo na hora de comprar milho em grãos para alimentar animais como aves e caprinos. De janeiro a maio deste ano, o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) atendeu a mais de 11 mil (11.595) pequenos produtores. Um total de 45.800 toneladas de milho comercializadas. E, em junho, mais 33.400 toneladas do produto serão distribuídas para atendimento a criadores rurais cadastrados no programa.

O programa de Vendas em Balcão, criado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para beneficiar o pequeno produtor de animais, oferta milho em grãos para alimentação de animais, como aves, suínos e bovinos a preços compatíveis com os dos mercados atacadistas e com os praticados em pregões públicos.

Segundo a Conab, por meio do programa, o setor público tem assegurado, de forma regular, o suprimento de insumos a inúmeras propriedades rurais. Além de estabelecer condições de oportunidades entre os pequenos e grandes criadores, que tradicionalmente adquirem quantidades volumosas e, portanto, mais baratas por meio de leilões públicos.

Um dos beneficiados é o produtor rural Pelaudir Moura Andrade, que tem uma pequena propriedade rural em Planaltina, no Distrito Federal. No local, ele mantém a criação de galinhas, porcos e algumas vacas. Ele conta que, sem o ProVB, seria inviável manter o negócio.

“O programa nos oferece o milho a um preço acessível em relação ao preço de mercado, algo em torno de 40, 50% de economia. Desta forma, a gente consegue manter a nossa criação de animais para a subsistência e comercialização.”

Inscrição

Para participar do programa, os produtores precisam fazer o registro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no site da Conab. A inscrição tem validade de um ano e permite o acesso mensal aos estoques públicos. Para mais informações, os criadores podem entrar em contato com as superintendências regionais (os contatos estão no site www.conab.gov.br) ou enviar um email para conab.gepab@conab.gov.br.

“É fácil participar do programa para ter o benefício do milho em condições muito mais baratas que o mercado atual. O produtor rural tem que aproveitar essa oportunidade”, ressaltou Pelaudir Andrade.

Em período de pandemia

E a Conab alerta que, neste período de pandemia de Covid-19, todos os cuidados estão sendo tomados pelas superintendências regionais para garantir o acesso seguro aos produtos comercializados.

 

Leia mais: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/06/mais-de-33-mil-toneladas-de-milho-serao-ofertadas-pelo-programa-vendas-no-balcao-em-junho