Os cinco dias abertos para pedidos do Programa Troca-Troca de Sementes safrinha 2020/2021, encerrados na última sexta-feira (12) contabilizaram 16.323 sacas a um preço 12,5% menor em relação ao ano passado e com subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos. Foram  6.431 sacas de milho híbrido convencional, 9.820 sacas de milho híbrido transgênico e 72 sacas de sorgo híbrido. 

No total,  5.627 produtor rurales fizeram pedidos através de suas entidades. Foram 178 entidades, sendo 101 prefeituras municipais, 68 sindicatos (59 Fetag, 6 Fetraf e 3 Sindicatos Rurais) e 9 Associações e Cooperativas. 147 municípios em todo Estado vão ter sementes do Programa da safrinha.

Para os produtor rurales e entidades que pediram milho transgênico, o vencimento da parcela transgênica será com vencimento em 09 de novembro de 2020. E a entrega das sementes de milho e sorgo na safrinha será na segunda quinzena de novembro e na primeira quinzena de dezembro.

Tanto na safra como na safrinha, duas cultivares tiveram todo o estoque disponível no programa solicitado pelos produtor rurales: milho transgênico LG 3040VIP3 da Limagrain e SHS 7990 PRO3 da Helix – Santa Helena. São cultivares de alto nível tecnológico e que custam no mercado um valor muito acima do disponibilizado pelo Programa. “Isso mostra que os produtor rurales do Programa Troca Troca estão buscando cultivares de alto potencial produtivo e de elevado nível de qualidade”, afirma o chefe da Divisão de Sistemas Produtivos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Jonas Wesz. Além destas, o programa disponibilizou uma grande gama de cultivares VIP3, PRO3, PRO2 e TOP2 com níveis tecnológicos e produtivos muito altos.

Leia mais: http://www.agricultura.rs.gov.br/mais-de-5-mil-e-600-produtor rurales-tem-sementes-do-programa-troca-troca-de-milho-e-sorgo-safrinha