Mais de 174 toneladas de hortaliças e frutas produzidas pela agricultura familiar do Paraná começam a ser entregues a entidades assistenciais e equipamentos públicos do estado, para serem doadas a indivíduos em risco alimentar e nutricional. O investimento foi de R$ 756 mil, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade de Compra com Doação Simultânea, operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os contratos foram assinados em 2019, com 6 organizações de pequenos  produtores paranaenses, e prevê o fornecimento dos alimentos ao longo de 2020. A ação vai reforçar a alimentação de quase 63 mil indivíduos, ao mesmo tempo em que oferece a 91 produtor rurales familiares dos municípios de Ponta Grossa, Foz do Jordão, Tibagi, Contenda, Ortigueiras e São José das Palmeiras, a garantia de compra da sua produção por preços remuneradores.

As organizações favorecidas foram: Associação de Agricultura Agroecológica Familiar Conchas Velhas; Associação de Hortifrutigranjeiros de Foz do Jordão; Associação de produtores Assentados de Rancho Alegre; Comunidade do Terceiro Plano; Cooperativa de Produção, Comercialização, Agroindustrialização Agroecológica; e Associação Municipal da Agricultura Familiar e Orgânica 1º de Março.

Os alimentos serão entregues aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Sesc Mesa Brasil, Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, entre outras associações e creches nos municípios de Ponta Grossa, Guarapuava, Tibagi, Curitiba, Ortigueira e São José das Palmeiras.

O PAA, na modalidade de Compra com Doação Simultânea, é um programa do governo federal voltado para o fortalecimento da agricultura familiar e o combate à fome e à pobreza.  A Conab operacionaliza o programa com recurso financeiro do Ministério da Cidadania.

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.