Podcast “Caminhos do Brasil” trata sobre revolução ferroviária no país

Programa entrevista diretor da ANTT, Alexandre Porto, e trata sobre novos leilões, renovações antecipadas e investimentos crescentes em linhas férreas

O Ministério da Infraestrutura lança, nesta sexta-feira (19), mais uma edição do podcast “Caminhos do Brasil”. Nesta semana, o diretor da ANTT, Alexandre Porto, fala sobre a revolução ferroviária que está por vir com os novos leilões da Fiol e da Ferrogrão, com as renovações antecipadas, com a operação da Norte-Sul e com os investimentos crescentes em linhas férreas brasileiras.

“Hoje, nós temos uma participação da matriz de cerca de 20% a 25%. O governo federal almeja chegar a 35%, quem sabe até 40%. Isso só será possível com a modernização do nosso sistema. Com os novos investimentos, renovações antecipadas, duplicação de linhas, será possível ter uma infraestrutura ferroviária bastante competitiva, com diferença de frete considerável para o rodoviário. A gente espera, dessa forma, trazer equilíbrio para a nossa matriz de transporte”, disse.

O podcast “Caminhos do Brasil” é veiculado quinzenalmente e traz entrevistas com representantes dos modais rodoviário, ferroviário, portuário e aeroportuário. Também traz destaques de trânsito. Além de uma área específica na página da pasta (www.infraestrutura.gov.br), o programa também está disponível nas plataformas Spotify e Anchor e em todas as redes sociais da pasta.

SOBRE O ENTREVISTADO – Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Uberlândia e pós-graduado em Planejamento de Transportes pela Universidade de Brasília, Alexandre Porto iniciou a carreira no setor ferroviário em 2005, na MRS Logística. Em 2009, ingressou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Exerceu o cargo de gerente de regulação, sendo responsável pela elaboração das principais normas do setor ferroviário, e de superintendente de transporte ferroviário, responsável pela fiscalização de toda a malha ferroviária federal e regulação do setor. Atualmente, exerce o cargo de diretor da ANTT.

Confira a íntegra do programa:

Spotify: https://spoti.fi/2SyTlPE

Anchor: https://anchor.fm/caminhos-do-brasil

Apple: https://apple.co/2LMZDY2

FEED RSS (insira este link em seu agregador de podcast): https://anchor.fm/s/1f27e808/podcast/rss

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura