Prefeitura de Lajeado divulga Lista de Produtores Orgânicos da região no Dia do Meio Ambiente

Produção de morangos da Gula de Morango Foto: Arquivo pessoal Produção de morangos da Gula de Morango

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira, 05/06, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), divulgou a Lista de Produtores Orgânicos, ou seja, produtores rurais de alimentos orgânicos da região que oferecem seus produtos por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado pela Sema. A ideia é facilitar o contato entre produtor e consumidor, além de colocar em pauta o consumo consciente.

– O objetivo dessa semana foi conscientizar a população sobre a importância ambiental e também estimular o consumo local. Juntos nós construirmos uma sociedade mais sustentável. – contou a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Edith Ester Zago de Mello.

Para a produtora de morangos orgânicos e proprietária da empresa “Gula de Morango”, Kadiana Hammes Schnack, o cultivo de alimentos produzidos em substrato sem resíduo de agrotóxicos é uma forma de cuidar do meio ambiente e também da saúde.

– Queremos fazer a diferença, já que grande parte dos produtos que consumimos são produzidos com agrotóxicos – explicou a produtora.

Kadiana preencheu o formulário no início de maio. Para ela, a ação serve como um incentivo ao comércio de produtores locais.

– Estamos no início da produção, então por enquanto conseguimos entregar e vender por aqui. Nosso objetivo é que logo aumente a produção, e para isso precisamos de consumidores que procurem nossos produtos – contou.

Os produtores interessados em participar da Lista de Produtores Orgânicos preencheram um formulário disponibilizado pela Sema com informações como contato, tipo de alimentos que produz, se faz entregas ou atende em sua propriedade, para que os consumidores busquem qual a melhor opção para sua demanda.

Os dados de cada produtor podem ser conferidos no facebook da Sema ou neste link: http://twixar.me/891m