Prefeitura de Lajeado incentiva o plantio de árvores por meio do projeto Plante essa Ideia na Semana Mundial do Meio Ambiente

Marlise ganhando sua muda de goiaba-serrana Marlise ganhando sua muda de goiaba-serrana

Com o objetivo de embelezar as calçadas e incentivar o cuidado com a natureza, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), criou o projeto “Plante essa Ideia”, em alusão a Semana Mundial do Meio Ambiente, que iniciou na segunda-feira, 01/06.

Para a ação foram reservadas diversas espécies de árvores disponíveis para retirada no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico de Lajeado. O projeto, desenvolvido durante a semana, visa o plantio de árvores nas calçadas e áreas verdes da cidade. A orientação é que cada espécie seja plantada de acordo com as características do local. Em caso de dúvida, a pessoa deve apresentar fotos do canteiro ao pedir orientações no Jardim Botânico.

– Queremos envolver a comunidade na causa sustentável, fazer com que cada um seja responsável pelo plantio da sua árvore e também despertar o cuidado com o meio ambiente – explicou a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello.

Para a moradora do bairro Moinhos d’ Água, Marlise Köfer, de 55 anos, a iniciativa de disponibilizar mudas de árvores é a melhor forma de ajudar o meio ambiente.

– Eu gostei muito de ganhar uma muda de goiaba-serrana para completar a minha área verde, pois adoro cultivar árvores frutíferas. Já plantei pés de bergamota, laranja e limão – contou Marlise.

Além de receber as mudas, os participantes estão sendo convidados a registrar o momento do plantio, para que, posteriormente, seja confeccionado um livro digital com todas as árvores plantadas e os depoimentos dos munícipes que colaboraram para a ação.

Estão disponíveis para retirada no Horto Florestal do Jardim Botânico as seguintes espécies: quaresmeira, ipê-branco, ipê-amarelo, guajuvira, sete-capotes, escova-de-garrafa, grumixama, guabiroba, jacarandá, tarumã, uvaia, guajuvira, caroba, chal-chal, goiaba-serrana, manacá-da-serra, manacá-de-jardim, dedaleiro, cancorosa, sibipiruna, murta-de-cheiro, caferana e jabuticaba amarela.

Como participar:

– Os interessados em plantar mudas devem ir no Jardim Botânico de Lajeado munidos de comprovante de residência e RG.

– Para retirada não será necessário marcar horário, porém será atendida uma pessoa por vez, respeitando todas as regras de prevenção da Covid-19.

– Horário de atendimento: de segunda à quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h e sexta-feira das 8h às 11h.

A programação da Semana do Meio Ambiente:

– Projeto “Sacola de Pano” – Desenvolvido para despertar o uso consciente das sacolas plásticas e oferecer as sacolas de pano desenvolvidas pela Sema na troca de 01 quilo de alimento não perecível.

As sacolas estarão disponíveis para a retirada durante a semana em diversos mercados da cidade. Confira abaixo:

– Sexta-feira, dia 05 – manhã: Supermercados Conventos

– Sexta-feira, dia 05 – tarde: Supermercado STR

– Sábado, dia 06 – manhã: Maxxi Atacado

– Sábado, dia 06 – tarde: RedeSuper Atacado

– Projeto de incentivo aos Produtores Orgânicos – Desenvolvido para divulgar os dados e serviços dos produtores de alimentos orgânicos que se cadastraram no formulário disponibilizado pela Sema. Os dados serão divulgados no Dia do Meio Ambiente, 05/06, por meio do Facebook da Secretaria do Meio Ambiente e no site da Prefeitura de Lajeado, na página da Educação Ambiental.

Se você é produtor e ainda não realizou o cadastro, acesse aqui: https://forms.gle/fzmCsB2GxzQLQ5VN8

Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones (51) 3982-1107 e (51) 3982-1099.