Projeto Sacola de Pano é relançado em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente de Lajeado

O relançamento ocorreu no Imec do Centro Foto: Maiara Rovêa O relançamento ocorreu no Imec do Centro

Nesta terça-feira, 02/06, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), promoveu o relançamento do Projeto Sacola de Pano em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, que iniciou na segunda-feira, dia 1º/06.

O relançamento ocorreu no Supermercado Imec do Centro com a presença dos servidores da Sema que ofereceram as novas sacolas de pano na troca de 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados à Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) para doação a famílias em situação de vulnerabilidade.

Segundo Edith Ester Zago de Mello, bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental que acompanhou a entrega das sacolas, o objetivo da ação é conscientizar a comunidade da importância de reduzir o consumo de sacolas plásticas e, consequentemente, reduzir os riscos da poluição ambiental. 

– O projeto já existe na Sema desde 2007. Agora relançamos a sacola com um novo design, para tornar ela mais bonita e atrativa, com uma mensagem importante “O mundo de amanhã depende das atitudes de agora”, lembrando que as pequenas ações em conjunto mudam a realidade local, podemos todo dia fazer algo em prol do meio ambiente – explica Edith.

Até quem está habituado a usar sacolas de pano pode esquecer de levá-la consigo para todos os lugares, como é o caso da moradora do bairro Universitário, Jaqueline Phingstag, que retirou a sacola de pano nesta tarde e explicou que mantém atitudes ambientais diariamente.

– Essa ação é muito importante e deveria acontecer mais vezes. Precisamos ter consciência de que nós que devemos fazer a diferença mesmo com pequenos hábitos. Eu preocupo muito em separar o lixo, em cultivar uma horta e usar o mínimo possível as sacolinhas plásticas – conta.

As sacolas continuarão disponíveis para a retirada durante a semana em diversos mercados da cidade. Confira abaixo:

– Sexta-feira, dia 05 – manhã: Supermercados Conventos

– Sexta-feira, dia 05 – tarde: Supermercado STR

– Sábado, dia 06 – manhã: Maxxi Atacado

– Sábado, dia 06 – tarde: RedeSuper Atacado

A programação da Semana do Meio Ambiente:

– Projeto “Plante essa Ideia” – Desenvolvido para despertar o cuidado com o meio ambiente a partir do plantio de árvores. Para isso estão disponíveis diversas espécies de árvores que podem ser retiradas gratuitamente no Jardim Botânico de Lajeado mediante apresentação do comprovante de residência e RG.

– Projeto de incentivo aos Produtores Orgânicos – Desenvolvido para divulgar os dados e serviços dos produtores de alimentos orgânicos que se cadastraram no formulário disponibilizado pela Sema. Os dados serão divulgados no Dia do Meio Ambiente, 05/06, por meio do Facebook da Secretaria do Meio Ambiente e no site da Prefeitura de Lajeado, na página da Educação Ambiental.

Se você é produtor e ainda não realizou o cadastro, acesse aqui: https://forms.gle/fzmCsB2GxzQLQ5VN8

Mais informações com a Secretaria do Meio Ambiente pelos telefones (51) 3982-1107 e (51) 3982-1099.