RIO GRANDE DO SUL – Aquisição de alimentos contempla 536 agricultores familiares gaúchos

Na primeira fase de execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), 19 organizações da agricultura familiar serão atendidas no Rio Grande do Sul. Nesta etapa, que contempla propostas apresentadas em 2019 e atualizadas este ano, serão investidos R$ 3,6 milhões no estado.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai comprar, nesta ação, cerca de 1,3 milhão de quilos de alimentos produzidos por 536 agricultores familiares gaúchos. Serão atendidos os municípios de Sertão Santana, Três Palmeiras, Arroio do Padre, Boqueirão do Leão, Arroio Grande, Morro Redondo, Santa Rosa, Santiago,  Bento Gonçalves, Itati, Pelotas, São José do Norte, Três Cachoeiras, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pontão, Pouso Novo, Carlos Barbosa e Ametista do Sul.

Os alimentos serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional por meio de entidades assistenciais cadastradas nos projetos, como Centros de Assistência Social dos municípios (Cras), Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), bancos de alimentos, entidades atendidas pelo Sesc/Mesa Brasil e outras organizações de assistência social. No total, 166.807 pessoas estão inscritas para o recebimento dos produtos.

Entre os itens adquiridos estão diversas frutas, como abacate e banana, várias hortaliças (abobrinha, batata, berinjela) e ainda outros produtos beneficiados, como biscoitos e bolo, além de carne suína, conserva de vegetais, doce de frutas, farinha de milho, feijão, leite de vaca, mel de abelha, ovos, peixes e outros.

Novas propostas – A contratação das propostas de 2020 faz parte das medidas anunciadas pelo governo federal para atenuar o impacto da pandemia do coronavírus. Neste ano, a Conab tem um orçamento de R$ 220 milhões para execução de projetos do PAA. As inscrições das propostas foram divididas em duas etapas. Na primeira, foram priorizados os projetos que já estavam na base de dados da Companhia. Na segunda fase, serão recebidas novas propostas. Para essas, o sistema de envio de projetos da Conab estará aberto somente até o dia 3 de julho.

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.