Por Informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Dois consórcios públicos municipais do Rio Grande do Sul foram selecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para participar de projeto piloto que visa ampliar o mercado nacional de produtos de origem animal das agroindústrias de todo país. Os consórcios gaúchos são:

  • Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA);
  • Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CIVJacuí).

O projeto recebeu 55 inscrições, sendo que 40 passaram para a fase de entrevistas. Na avaliação final, foram selecionados 12 consórcios abrangendo as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, que receberão apoio direto da equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

O Projeto tem por objetivo orientar tecnicamente os consórcios municipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal visando ampliar o âmbito de comércio das suas agroindústrias de carnes, leite, pescados, ovos, mel e respectivos derivados.

A iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento conta com apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da Confederação Nacional de Consórcios Intermunicipais (Conaci) e da Rede Nacional de Consórcios Públicos.

Confira aqui a lista dos 12 selecionados no país.

Leia mais: http://www.agricultura.rs.gov.br/rs-tem-2-consorcios-municipais-selecionados-para-projeto-do-mapa