Secretaria da Educação de Lajeado dá início ao projeto Google for Education com capacitação de professores 

Os laboratórios móveis estão sendo distribuídos nas escolas Foto: Pietra Darde Os laboratórios móveis estão sendo distribuídos nas escolas

Esta terça-feira, 09/06, será um dia especial para a rede municipal de ensino do município. Um evento online reunindo especialistas, consultores, professores e funcionários da educação marcará o início do projeto Google for Education, ou Google para a Educação, em Lajeado. Os profissionais da rede municipal são esperados para o encontro de sensibilização chamado “A Visão do Google para a Educação”, que será transmitido ao vivo pelo Youtube. A comunidade interessada no tema do uso da tecnologia na educação também poderá participar, assistindo a transmissão por meio deste link: https://bit.ly/livelajeado0906

– Este evento celebrará o início de um novo momento nas nossas escolas. Queremos que a inovação e a tecnologia façam parte do dia a dia dos nossos alunos. Para isso, adquirimos o que há de mais moderno no mundo para oferecer aos nossos alunos. Mesmo que as aulas presenciais ainda não estejam ocorrendo, já vamos preparar nossos professores, que serão os grandes propagadores desta ideia – disse o prefeito Marcelo Caumo.

O conteúdo será ministrado pela consultoria Colaborativa, empresa parceira do Google Cloud Specialization Education e vencedora da licitação para treinamento das equipes pedagógicas do município. Esta capacitação é necessária para que os professores e profissionais da educação conheçam as possibilidades oferecidas pelas ferramentas do Google.

Em 2019, o município adquiriu 1.020 Chromebooks, computadores portáteis com a tecnologia Google que serão usados no projeto Google for Education em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), oferecendo a professores e alunos máquinas avançadas, com mobilidade, e acesso à plataforma Google para a Educação. Este projeto integra as escolas do município ao Pro_Move Lajeado, programa que estimula a inovação na  cidade, e ao Pacto Lajeado Pela Paz, que vai trabalhar com os alunos temas de comportamento e educação empreendedora. Cada uma das 18 EMEFs de Lajeado receberá pelo menos 30 Chromebooks. 

– Este processo de transformação digital envolverá os professores e funcionários da educação municipal com o objetivo de usar o melhor que a tecnologia tem a oferecer para a evolução constante do aprendizado dos nossos alunos. Acredito que todos, professores e alunos de qualquer idade e em qualquer fase, merecem ter as ferramentas e habilidades necessárias para alcançarem o sucesso no futuro que eles imaginam para si mesmos – diz a secretária da educação Vera Plein.

Na primeira parte do evento online, os especialistas falarão sobre o papel da tecnologia na educação, a evolução da tecnologia até os dias atuais, os modelos mentais ao longo da história, as habilidades e competências exigidos na vida atual e outros temas, que podem interessar à comunidade em geral, especialmente pais de alunos da rede municipal. Depois, serão abordadas as possibilidades ofertadas pelo sistema do Google para a Educação e apresentados os recursos do sistema adquirido pela Prefeitura.

A ideia original é que a capacitação ocorresse de forma presencial, mas em razão da pandemia do Covid-19 e da impossibilidade de reunir pessoas em um mesmo ambiente, a Secretaria da Educação optou por uma Live no canal do Youtube da Educação de Lajeado (veja abaixo).

Nas próximas semanas, os professores passarão por treinamentos para conhecerem o potencial da ferramenta e poderem aplicar os conhecimentos em sala de aula. 

Os laboratórios móveis com Chromebooks estão sendo distribuídos nas escolas para que já estejam disponíveis quando os alunos puderem retornar às aulas presenciais. Nesta terça-feira, o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher e a secretária da Educação, Vera Plein, estiveram em algumas escolas fazendo a entrega dos novos equipamentos, além da equipe da TI da Prefeitura, com o técnico Tiago Blomker.

O evento online

Apresentação do projeto “Google para a Educação”

Dia: 09/06/20

Horário: das 9h às 11h

A apresentação poderá ser acompanhada pelo link: https://bit.ly/livelajeado0906

O Google for Education

Trata-se de um pacote de soluções do Google para a área de educação que possibilita o uso de metodologias ativas e colaborativas, que envolve:

– G Suite for Education: uso de ferramentas de comunicação e colaboração entre os alunos e entre alunos e professores, para que possam aprender em qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo, com segurança digital garantida. Entre as ferramentas que serão utilizadas pelos alunos podemos destacar o e-mail (Gmail), videoconferência (Hangout), compartilhamento de arquivos (Drive), construção colaborativa de documentos (Docs) e construção de portfólio online (Google Site). 

– Google Sala de Aula: ferramenta que promove uma experiência diferenciada de aprendizado, onde conteúdos e atividades são disponibilizados pelos professores aos alunos e estes realizam as atividades propostas, permitindo que toda a turma se comunique através do mural compartilhado ou de forma individual. Pode ser usado nos Chromebooks e também pode ser baixado em celular.

– Chromebooks: dispositivos móveis, seguros e compartilháveis que possibilitam a realização de atividades e avaliações dentro da sala de aula, não sendo necessário o deslocamento a laboratórios de informática.

As ferramentas digitais farão parte do dia a dia, permitindo tarefas on e offline. Professores e alunos terão um e-mail cadastrado na plataforma, dando acesso a todas as ferramentas.

Fotos Pietra Darde