Custos de produção anual de mais de 40 produtos são atualizados

Já estão disponíveis para consulta, no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os novos custos de produção agrícola. Elaborados pela equipe técnica da estatal nos meses de março e maio deste ano, os novos valores também podem ser encontrados no Portal de Informações Agropecuárias em formato. 

São planilhas de mais de 40 produtos cultivados ou extraídos, entre carnes, atividade leiteira, açaí e outros, atualizadas anualmente.  O trabalho de revisão do custo adotou uma metodologia que garantiu a segurança de todos os envolvidos no processo, tanto colaboradores como agentes do setor, de forma respeitar as medidas de enfrentamento a COVID-19, segundo o setor da Conab responsável pela pesquisa. 

“A atualização dos custos foi possibilitada a partir da coleta dos preços pagos pelos produtores em materiais e equipamentos, por exemplo, realizada pelos técnicos em contato virtual com revendas de insumos e máquinas agrícolas durante o período”, esclarece o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.

Os valores vão subsidiar, sobretudo, medidas governamentais  direcionadas à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e ao Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

Outros produtos – A Conab também possibilita a pesquisa do custo de produção de culturas temporárias, perenes, de inverno, de primeira e segunda safras e que possuem atualização bimestral.

Esses valores são também utilizados em estudos e como fonte de informação para decisões administrativas e operacionais de entidades públicas ou privadas.

As buscas podem ser feitas pelo Portal de Informações Agropecuária e a partir de parâmetros como produto, safra, tecnologia de produção, assim como ano de referência, de custos variáveis por estado, município e outras comparações de produtividade e custos variáveis.

Acesse as Planilhas de custo de produção ou veja mais detalhes em Portal de Informações Agropecuárias.

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.