Em visita à Santa Catarina, ministro interino da Saúde oferta apoio às ações contra a Covid-19 no estado

0 0
Read Time:2 Minute, 26 Second

COVID-19

Na ocasião, foram anunciadas as habilitações de mais 40 leitos de UTI no estado e o envio de 250 monitores cardíacos que auxiliarão no atendimento aos pacientes com Covid-19

Em visita ao estado de Santa Catarina (SC), nesta quarta-feira (22), o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, reforçou compromissos do Governo Federal com o estado e com os municípios no combate à Covid-19. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje habilitou mais 40 leitos de UTI para atender pacientes com a doença no estado. Eles se somam aos 530 leitos de UTI habilitados até a semana passada no estado pelo Ministério da Saúde, um investimento de R$ 75,7 milhões. Além disso, 250 monitores cardíacos estão sendo enviados nesta semana ao estado.

Durante a visita, o ministro participou de reunião de trabalho com gestores locais do estado e dos municípios para definir a melhor estratégia para conter a pandemia e, sobretudo, para evitar mortes pela doença. Ele lembrou que o diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais. “Hoje, o Ministério da Saúde orienta que o diagnóstico da Covid-19 seja feito pelo médico, por critério clínico. Dessa forma, é possível um tratamento precoce. É importante que a população passe por postos de triagem para identificar os sintomas”, disse o ministro.

Diante do atual cenário epidemiológico nos estados da região Sul do país, onde existe aumento de casos da doença, especialmente por causa do inverno, o Ministério da Saúde investe em ações para intensificar o atendimento aos pacientes da Covid-19. Até o momento, o estado de Santa Catarina registra 59.556 casos da doença e uma média diária de 1,5 mil novos casos (últimos sete dias). “Existe, em Santa Catarina, a realidade de aumento de casos por causa do inverno, mas o aumento da curva de casos não significa aumento da curva de óbitos. O nosso esforço é para evitar demanda por UTI”, destacou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.

AÇÕES TRIPARTIE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19

O Governo do Brasil mantém esforço contínuo para garantir o atendimento em saúde à população, em parceria com estados e municípios, desde o início da pandemia. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população. As iniciativas e ações estratégicas são desenhadas conforme a realidade e necessidade de cada região, junto com estados e municípios, e têm ajudado os gestores locais do SUS a ampliarem e qualificarem os atendimentos, trazendo respostas mais efetivas às demandas da sociedade.

Neste momento, o Brasil tem 2.227.514 casos confirmados da doença, sendo 67.860 registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24h. Em relação aos óbitos, o Brasil possui 82.771 mortes por coronavírus. O estado de Santa Catarina já notificou 59.556 casos e 765 mortes pela Covid-19.

Por Vanessa Aquino, da Agência Saúde
Atendimento à imprensa

(61) 3315-2535/2351

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %