Mês de julho começa com chuva, frio e geadas no Rio Grande do Sul

De acordo com o novo Boletim Integrado Agrometeorológico nº 01/2020 divulgado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater-RS e Irga, a presença de uma massa de ar seco e frio manterá o tempo firme até amanhã (04), com temperaturas mínimas próximas de 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.

No domingo (05), o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo Estado. Na segunda (06), o céu permanecerá encoberto e com chuva na maior parte das regiões e o tempo firme deverá predominar apenas na Campanha e Zona Sul.

Entre a terça(07) e a quarta-feira (08), a propagação de uma área de baixa pressão manterá a nebulosidade e a chuva em todo RS, com possibilidade de temporais isolados, associados a fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente na Metade Norte.

Os valores esperados deverão oscilar entre 20 e 40 mm em praticamente toda Metade Sul e somente na Fronteira Oeste são esperadas chuvas inferiores a 10 mm. Nas demais regiões, os volumes oscilarão entre 50 e 80 mm, e deverão exceder 100 mm no Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte.

As geadas em todo o Estado marcaram o início efetivo do inverno e a fase de paralisia na produção de forragem nas áreas de campo natural. Essa restrição na oferta deve se ampliar e afetar o desempenho da bovinocultura de corte. As chuvas acompanhadas da quebra brusca de temperatura exigiram cuidados de proteção contra as geadas em canteiros e estufas de produção das folhosas. Veja o relatório completo das culturas de trigo, aveia branca, canola, cevada, gado de corte e arroz: Boletim Integrado Agrometorológico 01/2020 (.pdf 271,87 KBytes)

Encerramento do Relatório Oficial da Estiagem

Com o encerramento do evento de estiagem que afetou o Rio Grande do Sul, embora suas consequências no campo e na economia persistam, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e vinculadas (Emater e IRGA), através de sua equipe técnica, optou por reformular ligeiramente o Relatório Oficial da Estiagem que vinha sendo publicado semanalmente, desde janeiro de 2020, totalizando 23 números. O novo relatório, publicado acima, é o Boletim Integrado Agrometeorológico, que segue semanal com publicação às quintas-feiras. Este novo boletim é mais sintético, mas mantém a previsão meteorológica da semana e uma breve análise das implicações do clima na agropecuária gaúcha. 

Leia mais: http://www.agricultura.rs.gov.br/mes-de-julho-comeca-com-chuva-frio-e-geadas-no-rio-grande-do-sul