Prefeitura de Lajeado debate ações de fiscalização

A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira. Foto: Maiara Rovêa A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira.

Nesta terça-feira, 28/07, a Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias do Planejamento e Urbanismo (Seplan), do Meio Ambiente (Sema), da Segurança Pública (Sesp) e da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), realizaram uma reunião para estabelecer novas medidas e melhorias nas ações de fiscalização. 

Estavam presentes o Secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, Secretário de Planejamento e Urbanismo, Giancarlo Bervian, o Coordenador da Ouvidoria de Lajeado, Günther Mayer, o Coordenador da equipe da fiscalização, Tiago Sbardelotto, o Assessor Jurídico da prefeitura, Natanael dos Santos e integrantes das secretarias.

 

Na reunião, foram discutidas novas possibilidades para melhorar o sistema de denúncias, o estabelecimento das responsabilidades de cada setor e a avaliação dos locais que merecem o alerta da fiscalização.

 

O secretário Paulo Locatelli destacou a importância do trabalho da Prefeitura, que vem atuando de forma intensa nas ações de fiscalização desde o início da pandemia.

 

– Não é a proteção individual que está em jogo, é a proteção de todos os Lajeadenses. Temos que agir conforme a exigência dos protocolos da saúde e com o nível de segurança que requer no momento em que quase voltamos para a Bandeira Vermelha – explicou Locatelli.

 

As principais regras:
 

 – Proibido o consumo de bebida alcoólica nas ruas e espaços públicos do Município. 

– Os estabelecimentos (restaurantes, bares e afins) que fazem atendimento ao público devem fixar cartaz em sua fachada contendo a limitação máxima de clientes no local

– Proibida a utilização de mesas com mais de 05 pessoas, devendo ser respeitado ainda o distanciamento de 02 metros entre as mesmas,

– Os bares, restaurantes, pubs, food trucks, trailers e demais estabelecimentos que vendem bebidas alcóolicas devem encerrar suas atividades de atendimento presencial ao público às 23h, todos os dias, restando vedada a permanência de clientes após este horário no local.

– Proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência, food trucks e trailers.

– Fica vedado a todo e qualquer estabelecimento a colocação de mesas e cadeiras nos passeios públicos.

– Os ônibus do transporte público coletivo devem trafegar com as janelas abertas, quando possível, caso em que fica dispensada a utilização do ar condicionado.

– A gratuidade do transporte público para os idosos será nos horários compreendidos entre as 09h e 11h30min e das 14h às 16h30min.

 

O que fazer:
 

– Saia de casa apenas para fazer o essencial. Quanto menos gente circulando, menor a contaminação pelo coronavírus

– Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas.

– Lave sempre as mãos com água e sabão, evitando tocar o rosto. Se não for possível lavar, use álcool em gel 70°. Tenha um frasco sempre consigo para higienização.

– Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Apenas pessoas que moram juntas podem compartilhar. Nos outros casos, cada um deve usar sua própria cuia e bomba.

– Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação.

– Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. NUNCA tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

– Um caso suspeito deve se dirigir até os Centros de Saúde Montanha ou Centro e evitar buscar atendimento nas suas Unidades de Saúde de referência. Casos leves não devem buscar a UPA nem o HBB, devendo se deslocar também a um dos dois Centros especializados.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML