Prefeitura segue com fiscalizações para evitar aglomerações no final de semana

A fiscalização se estenderá ao longo de todo o final de semana Foto: Divulgação A fiscalização se estenderá ao longo de todo o final de semana

As equipes de fiscais da Prefeitura de Lajeado darão continuidade às ações de fiscalização na cidade neste final de semana. O objetivo é fiscalizar as medidas de distanciamento e o cumprimento dos decretos municipais e estaduais em razão da pandemia de coronavírus. Além disso, ruas, avenidas e parques também terão seus acessos restritos para evitar a circulação de veículos e pessoas e reduzir aglomerações.

 

As fiscalizações no município estão ocorrendo de forma integrada por fiscais da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa), da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Departamento de Trânsito de Lajeado. Em algumas operações, conta com apoio da Brigada Militar e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

 

As fiscalizações já tiveram início na noite de quinta-feira, 30/07. A equipe percorreu os bairros Centro, Americano, Florestal, São Cristóvão, Universitário, Campestre, Olarias e Centenário. Foram vistoriados 50 estabelecimentos e foram aplicadas duas notificações visto que os locais não haviam alvará de funcionamento.

 

O trabalho continuará na tarde e noite desta sexta-feira, 31/07, ao longo de todo o sábado, 1º/08 e no domingo à tarde, 02/08.

 

Ruas e avenidas serão novamente fechadas no final de semana

Com o objetivo de reduzir a circulação e aglomeração de pessoas para evitar contaminação pelo novo coronavírus, órgãos de fiscalização da Prefeitura de Lajeado farão novamente ações de restrição de carros e de pessoas nas áreas de maior risco de aglomeração. Os locais com restrição serão demarcados com sinalização de trânsito. 

Os locais que terão restrição de circulação:

– Estacionamentos do Parque dos Dick (a Rua Santos Filho ficará aberta apenas para a passagem de veículos, sem permissão de estacionar junto ao parque)

– Avenida Avelino Talini, junto à Univates, entre as rótulas das avenidas Alberto Müller e Alberto Pasqualini

– Avenida Piraí, entre a Avenida Senador Alberto Pasqualini e o Parque Piraí

– Proximidades do Pico do 8 (próximo à Univates)

– Proximidades dos postos de combustíveis 

– Parque de Eventos do município

 

As medidas que todos devem seguir:

– Saia de casa apenas para fazer o essencial. Quanto menos gente circulando, menor a contaminação pelo coronavírus

– Quando sair, use máscara, em todos os lugares, especialmente quando compartilhar um espaço físico com outras pessoas.

– Lave sempre as mãos com água e sabão, evitando tocar o rosto. Se não for possível lavar, use álcool em gel 70°. Tenha um frasco sempre consigo para higienização.

– Não compartilhe a cuia de chimarrão com amigos. Apenas pessoas que moram juntas podem compartilhar. Nos outros casos, cada um deve usar sua própria cuia e bomba.

– Mantenha distância de pelo menos 2 metros de outras pessoas. Como o coronavírus se dissemina principalmente por meio de gotículas espalhadas quando tossimos, espirramos ou mesmo falamos, ficar distante de outras pessoas reduz o risco de contaminação.

– Adote e mantenha hábitos de etiqueta respiratória: além do uso da máscara e da distância de outras pessoas, se precisar espirrar ou tossir, apoie a boca junto ao cotovelo. NUNCA tire a máscara para tossir ou espirrar. A máscara deve ser usada justamente para evitar que tosse e espirros espalhem o vírus de alguém contaminado.

 

Créditos: Assessoria de Imprensa PML