Projeto Arte na Cidade: iniciada a segunda intervenção artística

A segunda intervenção iniciou nesta quarta-feira Foto: Maiara Rovêa A segunda intervenção iniciou nesta quarta-feira

Dando sequência às intervenções artísticas do 1° Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos, os artistas Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristiana Bauer Leonhardt iniciaram nesta quinta-feira, 05/08, a pintura da segunda mureta na Avenida Alberto Pasqualini, no lado direito da rodovia (sentido Centro – São Cristóvão).

 

A intervenção proposta pelos artistas faz referência à humanização da cidade e à vivência em sociedade. Para abordar de maneira artística essa proposta, os artistas escolheram a pergunta: “Seria preciso retroceder para conseguir evoluir?”. Segundo Lucas e Maiara, a oportunidade de participar do concurso é uma maneira de devolver as cores e a beleza de uma cidade da era digital, que acaba se tornando cinza.

 

– A frase escolhida foi proposta para levantar um questionamento sobre como devemos reaprender o verdadeiro significado de vida como sociedade. Já a junção de cores foram escolhidas porque vemos cada vez mais as cidades se tornarem cinzas, o verde da natureza vai dando espaço ao cinza dos prédios e do asfalto, saímos para trabalhar dentro de um carro e não temos mais “belezas” para ver e alegrar nosso dia. Então uma intervenção artística no meio da cidade pode fazer toda diferença no dia a dia das pessoas – contaram os artistas.

 

No mesmo local, do lado esquerdo da rodovia, a artista Flávia Pozzobon da Rocha Gomes finalizou a sua intervenção artística. A pintura de Flávia, com o nome” Arte para Libertar-te”, retrata a diversidade e a livre expressão da vida na cidade. 

 

A ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa, é o próximo local que receberá limpeza e a intervenção artística. Neste caso, as intervenções serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386. Os artistas responsáveis pelas intervenções no local são Samuel Hergesell e Rafael Hergesell.

 

Saiba mais sobre o 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos

 

– O Concurso foi lançado em setembro de 2019, com caráter artístico-cultural e com objetivo de valorizar o espaço urbano de Lajeado. 

– Em dezembro de 2019 uma comissão julgadora, constituída por representantes de diferentes setores, selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Os artistas cujos trabalhos foram escolhidos tiveram seus nomes divulgados e receberam uma premiação durante um evento do Natal no Coração.

– Em março de 2020 foi iniciada a limpeza e os preparativos nos locais que receberão as intervenções.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML