Viaduto da Pasqualini recebe primeira intervenção artística do projeto Arte na Cidade 

Flávia Pozzobon iniciou nesta segunda-feira a pintura Foto: Maiara Rovêa Flávia Pozzobon iniciou nesta segunda-feira a pintura

As ruas de Lajeado ficarão ainda mais coloridas a partir desta segunda-feira, 03/08. Após um período de suspensão das atividades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos retornou as atividades e a realização das intervenções artísticas.  O concurso é promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com o Sesc Lajeado, Univates e com apoio de Tintas Nobre.

 

O primeiro local que está recebendo a intervenção é o espaço mureta, na Avenida Alberto Pasqualini no lado esquerdo da rodovia (sentido Lajeado – Arroio do Meio). A pintura, com traços marcantes, faz parte da intervenção artística proposta pela artista Flávia Pozzobon da Rocha Gomes. A pintura está sendo realizada pela artista em conjunto com uma equipe de mulheres que se voluntariaram para o trabalho.  

 

Artista há mais de 20 anos, Flávia Pozzobon explica que a composição escolhida faz referência à interseção entre as diferenças de uma sociedade e a sociedade em si.

 

– Escolhi retratar um rosto de duas mulheres com características diferentes para mostrar que a arte urbana é a fonte de novas percepções e possibilidades. Somos diferentes mas fizemos parte disso tudo juntos – explicou a artista.

 

O segundo local a receber a intervenção artística será o espaço mureta, na Avenida Alberto Pasqualini, no lado direito da rodovia (sentido Lajeado – Arroio do Meio). A pintura será feita pelo artista Lucas Cristiano Baldissera, que propôs uma arte com cores vibrantes para embelezar as muretas do viaduto.

 

A ponte seca, onde a BR-386 passa sobre a Rua Bento Rosa, é o próximo local que receberá limpeza e a intervenção artística. Neste caso, as intervenções artísticas serão feitas nos pilares e nas cabeceiras dos dois viadutos paralelos das pistas da BR-386. Os artistas responsáveis pelas intervenções no local são Samuel Hergesell e Rafael Hergesell.

 

Saiba mais sobre o 1º Concurso Arte na Cidade – Intervenção Artística em Espaços Urbanos

 

– O Concurso foi lançado em setembro de 2019, com caráter artístico-cultural e com objetivo de valorizar o espaço urbano de Lajeado. 

– Em dezembro de 2019 uma comissão julgadora, constituída por representantes de diferentes setores, selecionou as cinco melhores propostas de pintura que contemplavam o conceito “Humanizando a Cidade”. Os artistas cujos trabalhos foram escolhidos tiveram seus nomes divulgados e receberam uma premiação durante um evento do Natal no Coração.

– Em março de 2020 foi iniciada a limpeza e os preparativos nos locais que receberão as intervenções.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML