CER com você, professor!” conclui segunda temporada da série de lives abordando a saúde mental do educador em tempos de pandemia

O Sebrae-RS promoveu nesta segunda-feira, 28 de setembro, o 8º e último episódio da segunda temporada da série de lives da iniciativa “CER com você, professor!”. O evento, que foi transmitido pelo canal CER Sebrae do YouTube, abordou a saúde mental do educador e as atitudes dos professores e gestores nas aulas remotas e presenciais diante do novo contexto educacional na pandemia.

O evento, que contou com a presença da cientista social e diretora acadêmica do Método Supera, Solange Jacob; e a analista do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), Jaqueline Lima; debateu sobre valorização de ideias inovadoras, motivação, criatividade, educação financeira, oportunidades de aprendizagem, abordagens pedagógicas, contextualização com a nova realidade do estudante, planejamento, administração e competências socioemocionais.

“As competências empreendedoras constituem a essência de uma cultura criativa e inovadora. Para isso, é preciso identificar as oportunidades, mobilizar as pessoas e tomar a iniciativa através de um pensamento ético e sustentável dentro da educação”, destaca a analista do CER, Jaqueline Lima.

A cientista social e diretora acadêmica do Método Supera, Solange Jacob, tratou sobre a ciência da saúde mental, o estado emocional e como a ansiedade e o estresse, em tempos de pandemia, afetam o processo educacional do professor.

“A nossa saúde mental inclui o nosso bem-estar emocional, o nosso bem-estar psicológico e o bem-estar social. Isso é algo importante em todas as fases da nossa vida. Ela afeta como nós pensamos e como nós sentimos. Por isso, é preciso utilizar os nossos recursos psíquicos, buscar apoio e estimular a capacidade de resolução de problemas para lidar com este novo momento”, explica.

O CER Sebrae é uma plataforma digital de estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre educação empreendedora. Uma iniciativa para produzir e compartilhar conhecimento, elaborar estudos, pesquisas e ferramentas com foco no desenvolvimento e fomento Crédito: CER Sebrae

Segunda temporada

A segunda temporada do “CER com você, professor!” contou com temas ligados ao estímulo das Habilidades Socioemocionais, Motivação e Inovação Educacional Online e Presencial, Desenvolvimento Pessoal para uma Sociedade 5.0 e saúde mental do educador em tempos de pandemia.

Os episódios ocorreram em dose dupla, sempre com dois profissionais ministrando cada encontro. Os participantes são pessoas com vivências nos segmentos abordados e trouxeram dicas para que os professores se inspirem na realização de suas aulas. As edições ocorreram de forma quinzenal entre os meses de agosto e setembro.

Sobre o CER com você, professor!

O “CER com você, professor” foi idealizado pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), a pedido da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), como forma de atender os 60 mil educadores da Rede Estadual. O projeto cresceu e, por isso, o Sebrae resolveu dar abrangência nacional ao conteúdo. Assim como as edições da primeira temporada, os quatro novos episódios são exibidos em tempo real e, depois, ficam gravados no canal do YouTube CER Sebrae.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou 165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Créditos: SEDUC RS