Veja quais os novos conceitos do mercado automotivo em 2020

2020 foi um ano de reinvenções. A era tecnológica gerou um impacto positivo ainda maior e agora é um dos novos conceitos do mercado automotivo.

Com os avanços tecnológicos, surgiram os novos conceitos do mercado automotivo com uma visão focada na sustentabilidade, mostrando que os veículos podem coexistir junto com a natureza.

A grande preocupação eram os danos nocivos à natureza, causados pela liberação do combustível usado nos motores dos veículos.

Com a chegada do novo Coronavírus, todos os cenários tiveram que se readaptar para não decretarem falência.

No entanto, foi nesse momento que as pessoas passaram a usar menos os transportes coletivos para evitar aglomerações, saindo de casa apenas em seu carro próprio.

Nos dias de hoje, as pessoas tendem a pensar de forma mais ampla, visando não somente o baixo custo, mas sim investindo em carros velozes, que sejam econômicos em relação ao combustível e que não poluam tanto o meio ambiente.

Quais modelos e novos conceitos do mercado automotivo?

Nos anos anteriores, os carros eram fabricados com motores de seis, oito e 12 cilindros, gastando uma enorme quantidade de combustível e, principalmente, liberando-o e poluindo o ar atmosférico.

Porém, tudo mudou após a chegada e implementação de novas tecnologias na fabricação dos veículos.

Agora, os automóveis são adquiridos com motores turbo de baixa cilindrada, entregando ao motorista uma potência maior em relação aos seus antecessores, além de serem econômicos quanto ao uso de combustível e, consequentemente, sendo menos poluente.

Segundo os dados da Fenabrave, houve um acréscimo na procura por veículos equipados com motores turbo de baixa cilindrada. Em específico, veículos no modelo SUVs estão cada vez mais em alta.

Esses modelos estão se tornando cada vez mais populares dentre os compradores. Inclusive, o número nas vendas teve um aumento em relação aos carros mais baratos.

SUVs

Os SUVs são considerados um dos novos conceitos do mercado automotivo. Obteve um percentual de venda referente a 38,27%, enquanto os hatches pequenos ocuparam o 2º lugar, tendo suas vendas em 26,75%, seguido por 11,49% dos carros de entrada.

Analisando esses resultados, é possível perceber que houve uma mudança quanto às preferências dos motoristas.

É perceptível que estão sendo levados em consideração os modelos mais bem equipados, ao invés daqueles menos potentes e de valores mais baratos, como os carros de entrada.

Os dados da Fenabrave ainda revelaram que os modelos mais vendidos de SUVs nos últimos meses são: Volkswagen T-Cross (10.211 unidades) e o Chevrolet Tracker (6.070).

Ambos os veículos são equipados com motores compactos turbo, sendo esse o novo conceito no mercado automobilístico, e a nova rivalidade entre as montadoras para entregar carros potentes e automatizados.

Projeto Artémis

É uma nova missão no mundo automotivo, que será responsável pela criação de um novo sistema de direção veicular.

O projeto é uma parceria da Audi com a Volkswagen, que visa aliar as novas tecnologias para que os carros ofereçam ainda mais recursos e liberdade ao motorista.

Não é o tamanho do veículo que importa, mas sim seus diferenciais enquanto está na pista. Esse projeto é um dos grandes conceitos do mercado automotivo atual.

Com a tecnologia disponível hoje, é possível criar um automóvel que previna acidentes, e identifique os radares mais facilmente.

Compre um carro e invista em um seguro auto

Com a chegada da pandemia, todos os mercados foram afetados. Alguns mais do que os outros. Por exemplo, a venda de seguros sofreu um grande impacto e, por isso, houve uma reinvenção por parte dos corretores.

Tentar vender seguro auto, de saúde ou de viagem de forma online, sem estar olhando para o seu cliente, é algo que pode dificultar muito o desempenho do trabalho.

A inovação se deu pelo uso constante das redes sociais, sites e outros segmentos da internet, para que pudessem atrair mais clientes.

Agora, a ideia é que as pessoas passem a usar mais o seu carro próprio e não os transportes coletivos.

Portanto, é preciso que o motorista opte por um seguro auto, uma vez que ficou meses sem trafegar pelas ruas, e acabou perdendo o ritmo.

Assim, a reinvenção do seguro auto, de saúde ou de viagem, são as coberturas que eles passam a oferecer ao cliente em um mundo pós-pandemia.

Dessa forma, um dos novos conceitos do mercado automotivo são as vantagens que um carro irá proporcionar ao seu dono, em um cenário ainda desconhecido, do futuro sem o isolamento social.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia.com.br