19ª CRE realiza formação para merendeiros em outubro

A 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santana do Livramento, realizará durante o mês de outubro uma capacitação voltada para merendeiros. A Formação Mão na Massa ocorrerá em homenagem ao Dia do Merendeiro Escolar, celebrado no dia 30 de outubro.

A primeira reunião ocorrerá no dia 6 de outubro, na qual serão oferecidas orientações aos gestores das escolas. As formações seguintes serão separadas por município – no dia 13, os profissionais de Quaraí serão contemplados; no dia 14, será a vez de Santana do Livramento; já no dia 15, o curso será oferecido para as instituições de ensino de São Gabriel e Santa Margarida; no dia 16, por fim, a formação ocorrerá para Rosário do Sul.

A ideia de fazer a formação surgiu de uma demanda das próprias merendeiras, em capacitação realizada no início deste ano, segundo Daniele Xavier, técnica em Nutrição e Dietética da 19ª CRE. A demanda das profissionais é por cursos voltados para a prática. “No fim do dia, durante as formações que já fizemos, confraternizávamos com um prato saudável produzido por elas mesmas, então organizei a Formação Mão na Massa, no formato online”, relata.

Na primeira reunião, as servidoras estudarão a ficha técnica de preparação dos alimentos, que se encontra no Formulário Informatizado da Alimentação Escolar. A partir desse estudo, as merendeiras produzirão os alimentos como se estivessem trabalhando presencialmente nas escolas, a fim de praticar a elaboração de pratos mais saudáveis.

“O que eu quero, além de valorizar as funcionárias da merenda, é que elas possam utilizar no dia a dia alimentos simples e saudáveis”, destaca Daniele. A técnica salienta, ainda, que a capacitação busca elevar a autoestima das merendeiras e unir esforços com elas, em busca de uma alimentação saudável nas instituições de ensino.

Créditos: SEDUC RS