6ª CRE promove seminário sobre acolhimentos na escola voltado para orientadores

A 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Santa Cruz do Sul, promoverá nesta quinta-feira, 8 de outubro, às 10h, o seminário “Calma, o mundo precisa de pausa”. A atividade, realizada pelo Google Meet, tem como público-alvo os orientadores educacionais e os assessores das Cipaves+ das escolas da região.

O evento tem como objetivo trazer reflexões sobre como será feito o acolhimento de professores, funcionários, alunos e famílias na Nova Escola, que envolverá aulas síncronas e assíncronas. O seminário será mediado pela assessora pedagógica da 6ª CRE, Salete Maria Kirst, e terá como convidados a assessora Cipave+ da 4ª CRE, Marivane Carvalho, e o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

Segundo Salete, assim como o formato das aulas mudou, a forma de acolher as pessoas, para que mantenham o vínculo com a escola, também está diferente. “O aluno, quando bem acolhido, aprende a acolher bem em casa e na escola, o que faz com que tudo forma de uma forma melhor. No âmbito da escola, temos que fazer isso de modo integrado: temos que nos preparar para um retorno que poderá ser virtual ou presencial, ou ambos, dependendo da realidade de cada instituição”, destaca.

A assessora pedagógica aponta que a manutenção do vínculo é um desafio, em um contexto no qual os estudantes estão matriculados, mas tendo aulas apenas em seus próprios espaços. “Antes, proibíamos o uso do celular em sala de aula e, hoje, precisamos do aparelho para nos comunicarmos. É uma mudança que veio para ficar e todos temos de nos apropriar”, avalia.

Além das reflexões, Marivane Carvalho também apresentará possibilidades práticas de vivências e atividades a serem desenvolvidas pelos orientadores educacionais, seja de forma virtual ou presencial. Salete cita como exemplo os círculos de paz, metodologia que, até então, era exclusivamente presencial, mas que, hoje, já pode ser adaptada para a internet.

Créditos: SEDUC RS