Letramento Digital é concluído com mais de 1,3 milhão de visualizações

Com lives praticamente diárias desde junho, o Letramento Digital chegou ao fim nesta segunda-feira, 5 de outubro. Os vídeos ultrapassaram, até o momento, 1,3 milhão visualizações no canal TV Seduc RS, no YouTube. O objetivo da capacitação foi instrumentalizar os professores da Rede Estadual de Ensino para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais, além de apresentar possibilidades de atividades com emprego de metodologias ativas.

No dia 27 de julho, o Letramento deu início a um formato de capacitação dividido por aulas, oferecidas nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h, por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação. Às terças, quintas e sábados, eram transmitidas lives de tira-dúvidas, ministradas por Maidi Dalri, professora e mestra em Ciência da Computação.

Card onde está escrito: "mais de 1,3 milhão de visualizações, mais de 70 mil curtidas, mais de 70 horas de conteúdo e 58 encontros
Vídeos da capacitação tiveram mais de 1,3 milhão de visualizações – Foto: Seduc

As aulas tiveram diferentes momentos: a primeira trilha de aprendizagem ofereceu noções iniciais das principais ferramentas existentes no Google For Education, enquanto a segunda trilha explorava mais recursos possíveis em cada uma dessas plataformas. A terceira trilha trabalhou com atividades gamificadas e outras metodologias ativas. Já a quarta trilha abrangeu possibilidades de tecnologias educacionais separadas por disciplina. Por fim, a quinta trilha convidou professores da Rede a participarem e compartilharem suas experiências com a realização de Aulas Remotas.

Segundo Machado, apesar de a etapa de aulas síncronas do Letramento Digital ser encerrada, o projeto continua, com todos os vídeos gravados permanecendo disponíveis para os professores acessarem quando quiserem e o suporte de uma equipe de tutores disponível para tirar dúvidas dos docentes. “Fomos muito felizes em organizar a estrutura do projeto, porque o projeto contava com esse período de aulas síncronas, onde interagíamos com os alunos ao vivo, e agora os professores que não conseguiram acompanhar poderão acessar as aulas e tirando dúvidas no tempo e no ritmo deles”, destaca.

PERDEU ALGUMA AULA? CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS CONTEÚDOS DO LETRAMENTO DIGITAL

Para o professor, o atendimento por demanda que seguirá sendo oferecido respeita o tempo e as urgências que cada professor tem. Além dos vídeos das lives já gravadas, a equipe que organizou o Letramento Digital também criou vídeos pequenos, de dois minutos, com dúvidas pontuais, para que o docente consiga sanar dificuldades sem precisar assistir a uma aula inteira.

Machado observa que, no início, muitos professores estavam receosos com relação às Aulas Remotas. “Fomos desmistificando e eles foram vendo que conseguem e que, na verdade, facilita o trabalho deles. Mostramos ferramentas incríveis e, hoje, professores que não as usavam dizem que não conseguem mais se ver sem usá-las, porque acham que a aula ficaria menos interessante”, lembra.

Professor Márcio Machado agradece à participação dos professores no Letramento Digital Crédito: TV Seduc RS

Créditos: SEDUC RS