Mostra de escola da 4ª CRE destaca vídeos e fotos artísticos de alunos

O distanciamento social não foi capaz de impedir a escola Estadual Maranhão, de São Marcos, abrangida pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de valorizar o trabalho dos alunos e trazer cultura, diversão e conhecimento para a comunidade escolar. A segunda edição da mostra Literarte Escola Maranhão foi transposta para o formato online, devido à pandemia de covid-19.

O principal desafio, em virtude da transposição do evento para o modelo virtual, foi realizar concursos de fotografia e palestras com escritores, dançarinos e artistas à distância e, depois, divulgar de forma remota os vídeos e as fotos produzidos pelos alunos.

A solução foi unir criatividade e tecnologia: a escola criou uma fanpage no Facebook somente para a II Literarte. Além disso, os eventos, que normalmente seriam realizados presencialmente, foram adaptados para a plataforma Google Meet.

A abertura, realizada no dia 28 de setembro, foi marcada pela apresentação de músicas e poesias dos alunos, protagonistas da festa, além de conversa com o autor Pedro Guerra. Na ocasião, a coordenadora da 4ª CRE, Viviani Devalle; a coordenadora adjunta e pedagógica, Stela Paim Lemos; e a assessora da Cipave+, Marivane Carvalho; prestigiaram o evento.

Os outros dois dias de mostra seguiram repletos de atrações, de convidados especiais e, é claro, de participação dos alunos. Clique aqui para conferir os trabalhos literários dos estudantes.

Créditos: SEDUC RS