Último encontro do Letramento Digital destaca as práticas pedagógicas do Ensino Médio

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu nesta segunda-feira, 5 de outubro, o 30º e último encontro do período de capacitação do Letramento Digital das Aulas Remotas. Com o tema “Webinar Práticas Pedagógicas do Ensino Médio”, a live, transmitida pelo canal do Youtube TV Seduc RS, apresentou um balanço das práticas pedagógicas elaboradas pelos professores e o uso das novas tecnologias durante o período da pandemia.

O evento, ministrado por Márcio Machado, especialista e pós-doutor em Inovação, contou com a participação especial da professora e mestra em Ciência da Computação, Maidi Darli; da professora, bacharel em Direito e Google Educator, Júlia Ribeiro; da professora da Rede Estadual e publicitária, Ariadne Azevedo; do professor de Matemática, Valdeci dos Santos; e da professora de Química da Escola Estadual Buriti, Fabiane Wentz.

Durante a palestra, foram revisados assuntos relacionados ao Google Sala de Aula, gestão da conta educacional, aulas síncronas com Google Meet, Agenda e Jamboard, Google Apresentações, Google Documentos, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) educacionais, gamificação do conhecimento, uso de aplicativos e ferramentas para os componentes curriculares, entre outros assuntos.

“Esperamos que esta capacitação, ao longo dos últimos três meses, tenha contribuído para o desenvolvimento das Aulas Remotas e do Modelo Híbrido de Ensino. São inúmeras possibilidades e recursos digitais para diversos componentes curriculares que estão disponíveis para aumentar o engajamento do estudante. Nos esforçamos muito para oferecer esta formação aos nossos professores e estamos satisfeitos de ter concluído este processo”, destaca Márcio Machado.

Letramento Digital – Aula 30 (Webinar Práticas Pedagógicas do Ensino Médio) – Prof. Márcio Machado. Link para o suporte dos tutores (seg. à sex. das 8h às 22h):
http://e-duca.digital/suporteseduc PROJETO E-DUCA DIGITAL (http://e-duca.digital)
Facu Crédito: TV Seduc RS

Letramento Digital

Em relação à formação dos professores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) iniciou, no dia 27 de julho, mais uma fase do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A capacitação, que que encerrou-se nesta segunda-feira, 5 de outubro, teve como foco o desenvolvimento das atividades dos professores nas ferramentas do Google for Education e na plataforma Google Sala de Aula.

As aulas ao vivo ocorreram nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorreram as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão foi feita canal do YouTube TV Seduc RS e as apresentações estão todas gravadas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais.

Créditos: SEDUC RS