Aluno da Escola Liberato vence concurso patrocinado por empresa chinesa

O aluno da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Dônavan Leichtweis (Curso de Eletrônica), foi o vencedor do primeiro concurso de design artístico de placas de circuito impresso realizado no Brasil patrocinado pela empresa chinesa PCBWay, uma das maiores do mundo.

O concurso teve como objetivo introduzir a comunidade ao mundo da fabricação de pcb’s (placa de circuito impresso onde são soldados os demais componentes) de forma profissional, com o tema “Natal”, para compor o lado artístico do evento. A utilização de placas de circuito com fim artístico, conhecido como PCB ART, é novidade no Brasil. Foi organizado pela engenheira de computação Julia Peron (do canal Laboratório da Julia no YouTube http://www.youtube.com/LaboratoriodaJulia/

O design vencedor da competição foi criado por Dônavan e teve como objetivo representar um presépio, uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na companhia de São José e da Virgem Maria. A ideia não ficou limitada a uma placa apenas, pois o aluno teve a audaciosa ideia de compor, com mais placas, uma “casinha” em 3D. Além do estábulo (formato do projeto), outros elementos da história foram incorporados ao design, como a manjedoura, estrela guia, reis magos, Maria e José.

O melhor projeto recebeu U$100 (cem dólares) para fabricação na plataforma online da empresa.

A divulgação do vencedor do concurso foi feita virtualmente no dia 26 de novembro.

Créditos: SEDUC RS