Estão abertas as inscrições para o “Movimenta”, evento que estimula o empreendedorismo juvenil

O Sebrae-RS e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promovem na próxima quarta-feira, 25 de novembro, a partir das 18h, o evento “Movimenta”. A ação tem o intuito de divulgar o empreendedorismo, através dos eixos tecnologia, inovação e competências para o futuro, aos estudantes do Ensino Médio, por meio de palestras, cases e interações.

O encontro, que ocorre de forma totalmente virtual, será transmitido de forma gratuita através do site “Movimenta” pelo acesso de login e senha do estudante inscrito.

O bate-papo on-line, que segue até às 20h, será mediado pelos apresentadores Formiga e Polyane Costa e conta com a presença do escritor e empreendedor, Maurício Benvenutti; do empresário, José Felipe Carneiro; da maquiadora, Alice Salazar; e do empreendedor, Caio Carneiro.

Conforme a diretora adjunta do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) da Seduc, Karina Menegazzo, a exemplo do “Crie o Impossível”,  evento oportunizado pelo Sebrae em parceria com Jovem RS conectado no Futuro, a ideia é estimular a inovação, a criatividade e o empreendedorismo dos estudantes. “O Movimenta é mais uma oportunidade de levar histórias empreendedoras aos jovens, de modo que eles possam perceber a conexão com as possibilidades no mundo do trabalho tornando-os protagonistas da sua própria história”, destaca.

Movimenta

O desenvolvimento tecnológico cresce cada vez mais de forma exponencial e impacta a sociedade como um todo, nosso comportamento, necessidades e interações. Por isso, o evento busca falar sobre os impactos das novas tecnologias no futuro dos jovens e nas profissões que ainda surgirão.

Evento ocorre na próxima quarta-feira, 25 de novembro, a partir das 18h
Evento ocorre na próxima quarta-feira, 25 de novembro, a partir das 18h – Foto: Sebrae-RS

Uma das características dos empreendedores jovens é o inconformismo com a realidade atual e a vontade de causar impacto na sociedade.  Por isso, durante o encontro será abordada a inovação como um complemento do tema de novas tecnologias e para inspirar os jovens para o mundo do empreendedorismo.

Num mercado cada vez mais competitivo e onde as mudanças na sociedade ocorrem de forma mais dinâmica, estes fatores se tornam determinantes para o destaque dos jovens no mercado.

Sobre o Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.

A iniciativa, que visa ampliar, promover e disseminar o empreendedorismo nos currículos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e Educação Superior, já beneficiou mais de 5 milhões de estudantes e capacitou165 mil professores de mais de 9 mil instituições de ensino de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a parceria do Sebrae com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) ocorre desde 2015. Em 2019, após a implantação do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, diversas atividades de capacitação e estímulo ao protagonismo juvenil estão sendo realizadas e promovem o desenvolvimento das competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Créditos: SEDUC RS