Gravações do Pré-Enem são encerradas e equipe comemora sucesso

As gravações das aulas do Pré-Enem foram encerradas nesta segunda-feira, 16 de novembro, com celebrações homenageando a equipe envolvida. No total, já foram transmitidas desde maio mais de 400 lições pela TVE e pelo canal do YouTube TV Seduc RS, de todos os componentes curriculares abordados no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Na internet, mais de 650 mil visualizações e 43 mil likes já foram registrados. Apesar de as gravações terem terminado, as aulas serão transmitidas até dezembro.

O Pré-Enem contou com 20 professores, que trabalharam na preparação, apresentação e tradução para a língua brasileira de sinais (libras) de lições que visam preparar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio para a prova.

IMG 9589
Secretária-adjunta Ivana Genro Flores participou de evento de entrega dos certificados – Foto: Bruna de Bem/Seduc

“Os relatos sobre o que vocês fazem são inimagináveis: há pessoas formadas, com especialização assistindo e gostando das aulas, o próprio governador Eduardo Leite disse que já assistiu e as famílias dos alunos acompanham as lições a aprendem com elas. O projeto vai muito além dos alunos”, destaca a secretária-adjunta da Educação, Ivana Genro Flores. A secretária destacou, durante café da manhã onde foram entregues certificados aos participantes, a gratidão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) pela dedicação dos educadores.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, destacou a dedicação dos professores envolvidos e da equipe responsável pela iniciativa na Seduc. “Não temos noção do impacto de um projeto como este na vida dos estudantes. Isso só foi possível pelo trabalho conjunto de toda a equipe que, desde o princípio, atuou de maneira colaborativa”, observa.

O professor Rui Carlos Medeiros Alves Sobrinho, de Química, afirmou que participar das aulas preparatórias foi um desafio, pois estava acostumado a trabalhar apenas em sala de aula, interagindo com alunos. “Se acostumar com câmeras te olhando, saber que tu estás representando vários profissionais da área e que aquilo será divulgado na Rede é muito desafiador, mas, com o apoio que tivemos da Seduc e do pessoal da TVE, tudo se tornou mais fácil”, reconhece.

Os espectadores do programa começaram a procurar a equipe pelas redes sociais, para tirar dúvidas, e marcavam os professores também em stories no Instagram, elogiando as aulas. “Muita gente diz que as aulas estão sendo muito proveitosas, que estão aprendendo bastante, e eu acho que é uma via de mão dupla: a gente está aprendendo um novo meio de dar aula e, ao mesmo tempo, está ensinando bastante coisa bacana aos alunos”, analisa Luana Müller de Melo, professora de Língua Portuguesa do projeto. A docente diz que, apesar de ter ficado nervosa no início das gravações, constatou que aquele era um projeto muito maior do que o seu medo e, então, decidiu que vali a pena seguir adiante.

O projeto Edson Fabrício Dias da Silva, de Física, foi descobrindo aos poucos como levar para o estúdio da TVE a maneira como lecionava em sala de aula: usando música, com a ajuda de seu violão, e fazendo brincadeiras. “Isso foi me deixando mais à vontade. Claro, às vezes as aulas tinham que ser sérias, mas, quando dava para brincar a gente brincava, com fórmulas conteúdo. Foi bem interessante, muito legal”, avalia.

Créditos: SEDUC RS