Prefeitura de Lajeado apresenta o Natal no Coração 2020

O lançamento do Natal no Coração 2020 ocorreu nesta terça-feira Foto: Pietra Darde O lançamento do Natal no Coração 2020 ocorreu nesta terça-feira

Com o Natal se aproximando, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Lajeado (SindiLojas), apresentaram à comunidade nesta terça-feira, 17/11, a programação para o Natal no Coração 2020 com as já tradicionais atividades de final de ano. Nesta sexta-feira, 20/11, se inicia a programação com a abertura da Aldeia de Noel, no Parque dos Dick, às 19h.

O evento foi realizado no Largo da Prefeitura, que fica junto ao prédio do Centro Administrativo, na equina das ruas Júlio de Castilhos e Cel. Júlio May. O local, assim como a sede da administração, foram recém reformados, e esta foi a primeira vez que o espaço voltou a ser utilizado após as melhorias. Participaram do evento o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o presidente da Câmara de Vereadores, Lorival Silveira, secretários municipais, representantes de entidades e de empresas parceiras do evento.

– Esta quarta edição do Natal no Coração vai ser um pouco diferente, mas será marcante da mesma forma. A única coisa que não poderia deixar de ter é a presença do Papai e Mamãe Noel na Aldeia do Parque dos Dick para que a gente possa receber todas as crianças e as famílias. É um gesto simples, mas um gesto marcante – falou o prefeito.

Com uma mensagem de renovação e esperança, o Natal no Coração 2020 terá como slogan “Recomeçar é um presente”, em alusão ao sentimento de retomada vivido no final do ano, especialmente com as dificuldades enfrentadas devido à pandemia do novo coronavírus. A programação conta com diversos atrativos, e a Prefeitura manterá todos os cuidados para evitar riscos sanitários durante as atrações.

O presidente da CDL Lajeado, Aquiles Mallmann, presente ao evento, falou sobre a tradicional Chegada do Papai Noel e abordou os destaques da programação da campanha Lajeado Brilha. O representante da SindiLojas, Francisco Weimer dos Santos, falou do concurso da entidade, o Natal Iluminado, que incentiva os estabelecimentos a decorarem de maneira criativa as áreas externas dos seus espaços durante o período natalino. 

O projeto cultural segundo a Lei Rouanet está em fase final de captação de recursos. Após finalização dos trâmites burocráticos por conta das novas medidas exigidas da pandemia do coronavírus, a previsão é de que os espetáculos iniciem no dia 11/12. Estes eventos culturais foram organizados conforme os protocolos de segurança, por isso o espaço destinado a eles, que antes era aberto ao público, contará agora com grades de contenção para delimitar o acesso dos visitantes. A utilização de pequenos camarotes para núcleos familiares também será uma alternativa para evitar as aglomerações. Além disso, todas as pessoas deverão usar máscara e álcool em gel. No Parque dos Dick, local onde ocorrerá todas as apresentações, haverá totens de álcool em gel em diversos pontos.

No evento de lançamento também foi apresentado o novo jingle do Natal no Coração, que traz uma mensagem inspiradora sobre a época de festividades natalinas.

As atividades já confirmadas:

Decoração da cidade – Neste ano, a Rua Júlio de Castilhos e a Avenida Senador Alberto Pasqualini receberam árvores, arcos e luzes de natal. O Parque dos Dick também está enfeitado com as árvores decoradas por entidades, que foram posicionadas ao redor do lago. E quem passa pela Rua Borges de Medeiros avista um brilhante show de luzes na Casa de Cultura.

Aldeia do Noel (Prefeitura de Lajeado) – A Aldeia do Noel, localizada no Parque dos Dick, será inaugurada no dia 20/11, às 19h, e ficará aberta até 23 de dezembro, sempre das 19h às 22h. Devido à pandemia, os visitantes não terão contato físico direto com a família do Noel, e as fotos deverão ser tiradas respeitando o distanciamento mínimo entre as pessoas.

Chegada do Papai Noel (CDL Lajeado) – A tradicional chegada do Papai Noel, promovida pela CDL Lajeado, será realizada de uma maneira diferente este ano, devido à pandemia do coronavírus. O evento ocorrerá em formato híbrido, com uma apresentação presencial e também transmissão virtual pelo Facebook e canal do Youtube da CDL Lajeado. O espetáculo de chegada do Papai Noel, chamado “ReNascer Natal – Sementes”, terá exibições nos dias 04, 05 e 06/12 no Ginásio Nelson Francisco Brancher, com público reduzido e medidas de distanciamento. As inscrições para assistir a apresentação presencial estarão disponíveis no site da CDL Lajeado a partir da próxima semana.

Parque de Diversões – Assim como em 2019, um parque de diversões ficará instalado no Parque dos Dick a partir do dia 26/11, com respeito aos protocolos sanitários exigidos para esta atividade. O horário de funcionamento será definido nos próximos dias.

Caravana Iluminada – Assim como nos anos anteriores, uma caravana com veículos iluminados percorrerá as principais ruas da cidade nos dias 13/12 e 20/12, com saída às 20h no Parque dos Dick.

Concurso Natal Iluminado (SindiLojas) – O concurso incentiva a criação de decorações natalinas externas (fachada e/ou vitrine) de estabelecimentos comerciais, bancos, prestadores de serviços e indústrias. O objetivo é tornar a cidade ainda mais atrativa para os consumidores locais. Estabelecimentos interessados em participar devem se cadastrar até o dia 23/11 no link https://is.gd/concursonatal2020. O período de exibição das ornamentações será de 1º a 31 de dezembro.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML