Reconstrução da orla do Rio Taquari está em andamento 

O projeto prevê a revitalização de 450 metros da margem do rio Foto: Pietra Darde O projeto prevê a revitalização de 450 metros da margem do rio

A orla do Rio Taquari, que teve pontos destruídos pela enchente histórica registrada no mês de julho, está em reconstrução. A Prefeitura de Lajeado iniciou na última semana as obras de reconstrução dos pontos afetados pela cheia. O projeto prevê a revitalização de 450 metros da margem do rio. 

 

Os pontos de reconstrução foram divididos em dois lotes que totalizam 13 etapas, visando facilitar a execução da obra dentro do prazo estabelecido. O lote 1 inclui as 8 primeiras etapas, sendo de responsabilidade da Construtora Giovanella. Já o lote 2, que será executado pela Construtora e Urbanizadora PAP, abrange da etapa 9 à 13. O local com o mais pontos de reconstrução é a rua Oswaldo Aranha, que compreende desde a etapa 3 até a 11. Já as etapas 1 e 2 são na rua Bento Rosa, no bairro Hidráulica, e as etapas 12 e 13 são na Beira Rio. As empresas foram contratadas por meio de processo licitatório.

 

A primeira obra do lote 1 iniciou na semana passada na rua Oswaldo Aranha, local que será revitalizado antes dos outros em razão de ser um ponto com maior circulação de pessoas. A estimativa é que as obras do lote 2 iniciem nas próximas semanas. Segundo o coordenador do Setor de Projetos Especiais da Prefeitura, Alan Christian Dalosto, o processo de reconstrução inicia no desmonte de rocha na jazida, segue com o carregamento por caminhões, o descarregamento das pedras na obra e, por fim, o enrocamento das pedras nas margens do rio de forma a corrigir a área degradada.

 

As obras, que devem ser concluídas em quatro meses, totalizam R$ 4,2 milhões e são recursos oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML