Comissão Municipal de Saneamento Básico de Lajeado convida comunidade a participar de pesquisa

0 0
Read Time:2 Minute, 16 Second
O objetivo é disponibilizar um espaço para opiniões e sugestões de melhoria O objetivo é disponibilizar um espaço para opiniões e sugestões de melhoria

Dando continuidade à revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a Prefeitura de Lajeado, por meio da Comissão Municipal de Saneamento Básico, lançou esta semana uma pesquisa aberta à participação da comunidade. O objetivo é disponibilizar um espaço para opiniões e sugestões de melhoria nos serviços de coleta de lixo, esgoto sanitário, abastecimento de água e drenagem pluvial para os próximos anos.

 

O formulário, do qual 150 pessoas já participaram com respostas, deve ser preenchido com dados, percepções e opiniões, e pode ser respondido por moradores de Lajeado ou por trabalhadores da cidade que residem em outro município. O formulário estará disponível até 31/03/21. Acesse aqui a pesquisa.

 

A química industrial da Secretaria Municipal do Meio Ambiente responsável pela pesquisa, Gabriela Roehrs, explica que as perguntas abordam temas como a qualidade da água, a separação de lixo nas residências, as estruturas das bocas de lobo, alagamentos e odores, entre outros.

 

– A pesquisa nos trará a compreensão do que realmente é importante para a população com relação ao saneamento. Com base nas respostas iremos reformular as metas do plano e os investimentos para os próximos anos – explicou Gabriela.

 

Além do formulário, a Sema também disponibilizou uma nova página para o Plano Municipal de Saneamento Básico no site da Prefeitura de Lajeado para postagens e atualizações da revisão. Clique aqui para acessar.  

 

Saiba mais: 

 

–  O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é o instrumento, instituído pelo Governo Federal por meio da Lei 11.445 de 2007, que serve para nortear os investimentos e as metas referentes ao sistema de saneamento básico dos municípios. Nele são definidos desde dias de coleta de lixo, metas de redução de resíduos, valores cobrados em tarifas, melhorias e ampliações no sistema de esgoto e água, serviços de limpeza pública, enfrentamento de questões como alagamentos, entre outros. 

 

– A revisão do plano iniciou em julho de 2020, com as vistorias realizadas pelo grupo de trabalho da SEMA e levantamento de dados da situação atual.

 

– A partir disso, uma parte do documento já começou a ser atualizada. Um documento preliminar do capítulo nº 3, intitulado “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”, foi apresentado no final do ano passado para a comissão técnica. Ao todo, são quatro capítulos que integram o PMSB, que deverão ser analisados e discutidos ao longo dos próximos meses. Quando finalizado, o documento elaborado pela comissão passará pela aprovação popular e do CONDEMAS e definirá a atuação dos setores de saneamento nos próximos 20 anos.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %