Lajeado apresenta redução em indicadores criminais na comparação 2019/2020

0 0
Read Time:2 Minute, 2 Second
Redução dos indicadores criminais na comparação 2019/2020 Foto: Divulgação Redução dos indicadores criminais na comparação 2019/2020

Com base na análise estatística dos indicadores criminais monitorados pelo Sistema Avante, da Brigada Militar, na área de cobertura dos 26 municípios do 22º Batalhão de Polícia Militar, verificou-se expressiva redução nos indicadores criminais neste grupo de municípios e também quando apenas Lajeado é analisada, em comparação dos dados de 2020 com o ano de 2019.

A maior redução em Lajeado ocorreu no crime de Roubo a Residência, com 64,70% de redução em 2020 em comparação com 2019. Furtos de veículos teve a segunda maior redução, com 51,70% a menos de ocorrências. Roubo de veículos teve uma redução de 48,70%. Já o Roubo a Estabelecimentos teve redução de 41%. Roubo a Pedestres verificou-se uma redução de 22,70% e Homicídio Doloso a redução foi de 5,30%.

Para o secretário de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado, Paulo Locatelli, a redução nos índices de criminalidade se deve às estratégias adotadas pelas forças de segurança, que passaram a se reunir mensalmente para analisar conjuntamente os dados da criminalidade e estabelecer as ações a serem adotadas. Realizamos Operações Integradas semanalmente, reunindo as fiscalizações do município e as polícias, adotando a estratégia das janelas quebradas, ou seja, evidenciando a presença do município e estado em todos os locais da cidade e evitando aquela sensação de abandono do poder público em locais que antes não recebiam tanta atenção. “Se tem uma lâmpada queimada, trocamos. Se tem um buraco aberto na rua, ele é fechado. Se ocorreu uma pixação, ela será apagada”, exemplifica.

Locatelli destaca que Lajeado está começando a colher os frutos quando, ainda em 2019, a prefeitura decidiu enfrentar o problema da segurança pública com toda prioridade. A segurança pública não pode ficar apenas nas costas das polícias, do Ministério Público e do Judiciário. Para tant, por intermédio do prefeito Marcelo Caumo, todas as instituições que já atuavam fortemente na área foram convidadas para construirmos um Plano de ação conjunto, tanto das forças de segurança e justiça, quanto na área de prevenção, trazendo para a cidade diversas iniciativas que funcionaram em outras cidades do mundo e que conseguiram reduzir a violência, como Nova Yorque e Medelín. E assim nasceu o Pacto Lajeado Pela Paz, que tem como foco disputar com o crime todas as crianças e adolescentes, para que possam se desenvolver sem se envolver com a violência e com as drogas.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %