Seduc realiza entrega de Chromebooks no Instituto de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), representada pelo seu diretor geral, Paulo Magalhães, realizou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, a entrega de 13 Chromebooks no Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhka Miguel. A escola, localizada no município de São Valério do Sul, na 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), conta com 127 alunos e 18 professores.

A entrega dos Chromebooks ocorreu na presença da diretora Diana Lambricht Weiler; do cacique da comunidade, Adilson Policena; e da coordenadora da 21ª CRE, Ledi Daiana.

Durante o encontro, o diretor geral da Seduc, Paulo Magalhães, destacou a importância de atender todas as instituições de ensino da Rede Estadual para garantir a oferta do modelo híbrido de ensino.

“A entrega dos Chromebooks para a comunidade escolar indígena representa a prioridade do Governo do Estado, por meio da Seduc, em atender todas as demandas decorrentes da pandemia de covid-19, seja no ensino presencial ou remoto”, afirmou.

A diretora Diana Lambricht Weiler explicou que em 2020, ano de implantação do ensino híbrido na Rede Estadual, boa parte dos alunos teve aulas por WhatsApp devido à facilidade de acessar os materiais de estudo pelos dados móveis do celular.

Agora, em 2021, ela projeta uma adesão maior à plataforma Google Sala de Aula com a entrega dos novos computadores. “Esta foi uma iniciativa maravilhosa. Os professores  que aqui residem estão em uma área indígena e a maioria não têm este recurso. Então, isso vem a somar e eu considero que a entrega destes novos equipamentos, conectados às ferramentas do Google for Education, vai qualificar consideravelmente o ensino na nossa região”, destacou.

Aulas Remotas

Em 2021, as Aulas Remotas vão continuar sendo realizadas pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, dos 790 mil estudantes matriculados, mais de 660 mil já ativaram as suas contas educacionais. 

A iniciativa também prevê a distribuição de 50 mil Chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino até o início das aulas no dia 8 de março.

Ainda, professores e alunos terão à disposição ferramentas de incentivo à leitura, Árvore e Elefante Letrado, além de uma plataforma voltada para a matemática que será lançada nas próximas semanas.

Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada mais uma edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.

Créditos: SEDUC RS