Unisinos lança junto ao Programa RS Criativo e ao Selo Feiras Unidas iniciativas para promover a economia criativa

0 0
Read Time:4 Minute, 56 Second

Antes da pandemia era muito comum ver os porto alegrenses passeando e curtindo seus finais de semana nas clássicas feiras de rua da cidade. Dentre elas, encontrávamos as feiras focadas em artesanato, design independente, moda autoral e outras áreas criativas que animavam o cenário cultural, movimentando mais de 50 mil pessoas e 2 mil marcas.

Crédito: Divulgação

Com a pandemia, todos os seus riscos e a crise econômica, a necessidade de respeitar os protocolos de saúde impediu que as feiras funcionassem. Por isso, as organizadoras das feiras Brick dos Desapegos, Feira Tô na Rua, Feira de Moda Plus Size, Open Feira de Design, Café com Bazar e Feira Me Gusta criaram o Selo Feira Unidas. A proposta do selo visa, por meio de um grupo de debate, trabalhar na busca de soluções de interesse comum, com maior sinergia e união entre todas estas iniciativas. A identidade visual do projeto é da Open Feira de Design, assinada pela designer da Maria Cultura, Caroline Loch.

O lançamento do selo aconteceu em parceria com a professora da Indústria Criativa Paula Visoná. Foi ela também quem aproximou as feiras, por meio do Programa RS Criativo do governo do estado, a coordenadora de Publicidade e Propaganda, Anaís Schüler Bertoni.

Interessada pelo projeto, a professora Anaís levou a parceria com o RS Criativo para suas turmas de Desenvolvimento de Produtos Publicitários. Por meio da gestora do RS, Ana Fagundes, a parceria surgiu como uma forma de incentivar os alunos de publicidade a entenderem melhor o tipo de negócios que fazem parte da economia criativa.

“Nossa intenção em diversas atividades do curso de Publicidade é aproximar os alunos a problemas reais do mercado. Conhecer as diversas áreas da Indústria Criativa e propor soluções que impulsionem a economia criativa é um dos focos da nossa Escola. Por isso, a parceria com o RS Criativo nos trouxe duas alternativas interessantes, já que também estávamos atuando em duas turmas da atividade de Desenvolvimento de Produtos Publicitários. Em São Leopoldo, o RS foi o cliente. Os alunos desenvolveram o planejamento e a produção de projetos comunicacionais que buscavam tornar o Programa mais conhecido entre os empreendedores gaúchos do setor. Em Porto Alegre, até pelo Espaço Unisinos ser um berço de algumas edições da Open, o RS sugeriu que levássemos a proposta do Selo como cliente para os alunos de Porto Alegre de modo que os alunos pudessem atuar na elaboração de soluções para os empreendedores criativos, que o Programa tanto visa desenvolver”, explica a professora.

Carolina Biberg, coordenadora do programa, que atuou junto com os alunos na realização dos projetos, destaca a importância de ações como estas que trazem conhecimento e experiências “reais” para os alunos, e ainda soluções para os empreendedores criativos especialmente nesse momento pandêmico, e ressalta ainda a parceria fundamental do estado/Sedac/RS através do programa RS CRIATIVO e a Unisinos.

No último 10 de março, no canal do Selo Feiras Unidas no Facebook, Viviane Lemos, uma das organizadoras da Feira de Moda Plus Size junto com Carol Biberg Maia, coordenadora do Programa RS Criativo e dois alunos de Publicidade, André Buchabqui e Fernanda Ferreira, lançaram os projetos que os estudantes de Porto Alegre desenvolveram visando apoiar o trabalho dos empreendedores criativos. Assista aqui a live.

“A atividade em POA contou com três grupos, cada um atuou em um foco específico para o Selo, visando auxiliar os seus expositores”, pontua a professora Anaís. Um dos grupos formado pelas alunas Estela Freitas, Francine Marin, Kamila Ferrão, Kelly Romano e Yasmin Flores desenvolveram um vídeo com o manifesto do Selo para o momento, o qual busca transmitir a essência e os credos da iniciativa das meninas incentivando o consumo local, que pode ser assistido aqui.

O segundo grupo, composto pelos estudantes Anselmo Ferri, Bruna Golombiescki, Fernanda Ferreira e Victória Vencanto projetaram um guia para os expositores. O material chamado “A Jornada do Expositor” os ensina a desenvolverem todo um planejamento de comunicação para potencializar as marcas criativas de forma clara e objetiva, como se fosse um jogo de tabuleiro que conduz o expositor pelas etapas do planejamento. Para a estudante Fernanda Ferreira, “a experiência foi bem legal, pois estes desafios focados na realidade do mercado nos ajudam a entender nossa área de atuação. Por ter acontecido de modo remoto tivemos que aprender formas de nos organizarmos para pensar nas propostas para os clientes e lidar com as suas expectativas”.

Por fim, o terceiro grupo, formado pelos estudantes André Buchabqui, Ana Luíza Heyse, Júlia Names e Laura Ávila, trabalham com o um e-book com dicas para os expositores apreenderem a comunicar seus produtos nas redes sociais. No livro, eles explicam as especificidades de cada uma das plataformas de redes sociais e dão dicas para o planejamento de conteúdo.

“Todos os materiais contaram com o apoio do RS Criativo e a parceria acabou crescendo aqui dentro da área da Comunicação”, comenta a professora Anaís.

Os alunos da atividade de Tópicos Emergentes de Publicidade em Contextos Digitais, do professor Rafael Grohmann estão trabalhando em um projeto de protótipos de plataformas para o setor de economia criativa do Rio Grande do Sul. Os projetos serão apresentados para profissionais de mercado, dentre eles Erick Bretas, diretor do Globo Play. O professor Rafael comenta que “é uma oportunidade para articular pesquisa, ensino e impacto social, no sentido de contribuir para enfrentar os desafios da economia criativa no estado a partir de práticas concretas”.

O professor Rafael trouxe para perto, também, o Programa de Pós-Graduação da Unisinos. Como parte de pesquisas sobre cooperativismo de plataforma na área de comunicação, os pesquisadores de Iniciação Tecnológica, Andrei Silvestrin e Gabriel Ferri ministrarão workshop sobre os desafios de construção de plataformas com base no cooperativismo com foco na economia criativa no Rio Grande do Sul. O professor complementa que um dos papeis da universidade é oferecer insumos para resolver problemas da região, oferecendo soluções ao mesmo tempo inovadoras e que combatem às desigualdades.

– Saiba Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %