Exposição sobre a história de Lajeado marca retomada das atividades culturais na Casa de Cultura 

0 0
Read Time:3 Minute, 38 Second

A arte voltou a tomar conta da Casa de Cultura nesta sexta-feira, 21/05. Após um ano sem possibilidade de visitação em razão das restrições impostas pela pandemia de coronavírus, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) retomou as atividades culturais na Casa com a exposição “Lajeado em Telas”, do artista plástico lajeadense Silvio Farias.  

 

Os nove quadros do artista trazem uma visão da história do município, com o objetivo de representá-la de uma forma cativante. As obras retratam pontos turísticos, como o Jardim Botânico, o Parque Histórico, o Rio Taquari, além de ruas, prédios históricos, construções atuais, bem como acontecimentos marcantes do município, como, por exemplo, o incêndio na Igreja Matriz em 1953. 

 

A exposição faz parte das ações alusivas aos 130 anos de Lajeado, celebrado em 26 de janeiro deste ano. Para o artista Silvio Farias, ter seus quadros expostos na Casa de Cultura é motivo de alegria. 

 

– Fiz com tanto carinho essas obras pois adoro a minha cidade. Fico muito feliz em poder contribuir de alguma forma com a cultura da cidade e em ver os meus quadros expostos – contou.

 

Silvio explica que se baseou em livros e pesquisas para poder retratar a história. 

 

– A ideia inicial era para ser uma exposição em preto e branco. Mas queria que as pessoas vissem a história em cores. Através de muitas leituras e pesquisas, descobri fatos engraçados, outros tristes, mas curiosos. Me coloquei no lugar do espectador e queria que eles sentissem esse interesse e curiosidade – concluiu o artista.

 

O aluno do Colégio Estadual Castello Branco, Arthur Luis Welter, 15 anos, aproveitou o intervalo do meio-dia desta sexta-feira para prestigiar a exposição. 

 

– Eu gosto de me envolver em qualquer coisa que tenha sentido artístico. Acredito que ter vindo aqui me deu uma noção maior sobre qual é a história de Lajeado. A gente lembra muitos de fatos históricos de outras cidades e não percebemos que aconteceram coisas aqui também, como o fato de Lajeado ter participado de uma batalha  – disse o aluno. 

 

Por sua vez, o titular da SECEL, Carlos Reckziegel, ressalta que esta retomada cultural seguirá todos os protocolos de segurança. 

 

– Tivemos que aprender a viver de forma diferente e criar novos hábitos em tempos de pandemia. E com a arte e a cultura não poderia ser diferente. De forma cautelosa, estamos retomando as nossas ações com muita alegria. Muitas outras atividades estão sendo programadas para serem realizadas ao longo deste ano – contou Carlos.

 

A exposição poderá ser conferida até o final de junho. Para visitas em grupos de até oito pessoas é necessário fazer agendamento pelo fone (51) 3982-1081.

 

Saiba mais sobre a Casa de Cultura

 

Além da exposição, a comunidade pode visitar o Museu Histórico Municipal Bruno Born, localizado na Casa de Cultura. O espaço está aberto de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h. Para a visitação é necessário respeitar todos os protocolos de distanciamento e o uso de máscara. 

 

Além disso, a Casa de Cultura oferece oficinas de musicalização, Italiano, cerâmica e teatro. Todas as ações tem o objetivo de oferecer cultura e entretenimento à comunidade. 

 

Exposição Lajeado em Telas

Data: 21/05 – 21/06

Local: Casa de Cultura de Lajeado – Rua Borges de Medeiros, 285, Centro.

Telefone para agendamento das visitas em grupos: 3982-1081

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %