Instituída a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (AGIL) de Lajeado

0 0
Read Time:3 Minute, 36 Second

Nesta segunda-feira, 17/05, foi assinado o termo que institui a Agência de Desenvolvimento e Inovação Local (AGIL), resultado de uma parceria entre poder público, universidade, empresas e sociedade civil. O evento, que seguiu todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, ocorreu no auditório do Parque Científico e Tecnológico da Univates (Tecnovates), no prédio 20 da Univates.

 

Estiveram presentes e assinaram o termo da AGIL a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Douglas Scheibler, e o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (FUVATES), Ney José Lazzari. Além disso, participaram do ato o consultor do Pro_Move, Albano Meyer, a Diretora de Inovação e Sustentabilidade da Univates, Simone Stülp, o recém-contratado diretor-executivo da AGIL, Cristiano Zanin, e representantes das empresas apoiadoras do projeto, Sicredi, Unimed, Imec, Fruki e Docile.

 

Conforme a vice-prefeita Gláucia Schumacher, este é mais um novo passo que Pro_Move dá na busca de transformar Lajeado em uma cidade inovadora.

 

– Hoje é o início de um caminho de sucesso. A gente tem visto essa parceria entre poder público, empresas, universidades e sociedade civil, fluir cada vez mais em Lajeado. Em razão disso, temos conquistado muitas coisas inovadoras, como o LabiLá, recentemente. Queremos tornar não só Lajeado, mas a região inteira mais inovadora – ressaltou Gláucia, durante seu pronunciamento.

 

O diretor da Fuvates, Ney José Lazzari, relembrou que a ideia da AGIL surgiu ainda em 2018, com o propósito de não ser atrelada a alguma determinada instituição, mas sim uma união entre elas.

 

– Temos grandes desafios pela frente e grandes coisas a fazer. Um pouco do caminho a gente faz ao caminhar porque nem todo ele está pronto. Faz pouco mais de dois anos que o Pro_Move foi lançado e, ainda, enfrentamos uma pandemia durante este período. E hoje, estamos começando oficialmente a instalar a nossa AGIL, e isso é uma conquista sim. Agora, o desafio é de que essa agência se estabeleça e mostra a importância que ela tem nesse processo – disse Lazzari.

 

A Agência, que foi instituída formalmente como Associação nesta segunda-feira e teve seu diretor-executivo apresentado, será responsável pela gestão do Pro_Move, por realizar agendas e implantar atividades operacionais, além de buscar recursos e investimentos que viabilizem melhorias na cidade. O administrador Cristiano Zanin é quem estará à frente da Agência.

 

– Grandes movimentos não devem ser ações individualizadas. E isso é muito claro com o que deve acontecer em um ecossistema de inovação onde os atores devem trabalhar e se articular em ações que permitam esse avanço à sociedade, trazendo mais qualidade de vida para todos na região. Agradeço a oportunidade de ser a pessoa que vai estar representando essas ações – falou Zanin.

 

Inicialmente, a AGIL funcionará dentro do Tecnovates, até que o O LabiLá – Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município se instale no novo endereço, em frente à Praça do Chafariz, no Centro.

 

Saiba mais sobre o diretor executivo da AGIL, Cristiano Zanin

 

Cristiano Zanin é formado em Administração pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul (FARGS), pós-graduado em Educação pela Univates e mestrando em Indústria Criativa na Universidade Feevale. Durante o período de agosto de 2020 a maio de 2021, foi Gestor de Inovação no Programa Inova RS.

 

 

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %