Jogos de tabuleiros atuais: diversidade e complexidade

0 0
Read Time:2 Minute, 12 Second

Organizada pelo curso de Jogos Digitais da Unisinos, a Semana dos Jogos de Tabuleiro Modernos de 2021 trará novidades ao evento, que já possui mais de 20 anos de história. O grande objetivo do evento é mostrar para mais pessoas a diversidade e complexidade dos jogos de tabuleiro atuais.

“Queremos mostrar que jogos de tabuleiro não se resumem apenas aos clássicos, que todos já conhecem e estão um pouco cansados de jogar, como o War”, explica o professor de Estatística e Metodologia de Pesquisa Renato Carlson, um dos organizadores da Semana. “Existe um vasto número de novos jogos, simples ou mais complexos, que conseguem divertir qualquer um”, observa.

Segundo Carlson, o evento tinha como tradição ocorrer sempre aos sábados, e era organizado para ser uma reunião para jogar, praticar e conhecer esse tipo de entretenimento. Mas, nesse ano, a Semana ganhará novo formato, e terá duração de quatro dias. “Haverá bate-papos com pessoas que desenvolvem, possuem comércios e praticam jogos de tabuleiro. Além disso, após as palestras, os participantes poderão jogar alguns desses jogos através da plataforma Board Game Arena”, adianta o professor.

Os jogos de tabuleiros, de acordo com Carlson, têm sido cada vez mais difundidos, com o surgimento de mais locais para a prática e novas empresas desenvolvedoras. Para ele, o crescimento está ligado a uma característica importante desse tipo de passatempo: “O fato mais atrativo dos jogos de tabuleiro são os encontros e as relações que o exercício proporciona aos praticantes”, avalia o professor, que se diz apaixonado pela atividade.

Além da diversão que os jogos de tabuleiro proporcionam, a prática pode trazer benefícios para muitas áreas acadêmicas. “Muitos jogos podem ser aproveitados por alunos de Administração, pois tocam em assuntos de liderança, organização e planejamento. Já vi professores do curso de Matemática usando diferentes jogos em disciplinas. Pode ser proveitoso também para alunos da Comunicação”, acredita o professor.

Programação

As atividades são gratuitas e ocorrem através da Plataforma Teams, sempre a partir das 17h30min.

Inscrição: clique aqui.

25/5

  • Criação de Jogos de tabuleiro: Bate-papo com Jorge Martins, criador do jogo “Matem o Rei”, e alunos do curso de Design da UFRGS

26/5

  • Mercado dos jogos de tabuleiro modernos: Bate-papo com Paloma, da Loja Nerdz

27/5

  • Divulgação de jogos de tabuleiro modernos via YouTube: Bate-papo com Eduardo Pompermayer, do IFRS Canoas

28/5

  • O que eu aprendo jogando?: Bate-papo com grupo de convidados, de áreas variadas, usuários de jogos de tabuleiro modernos

TODOS OS DIAS

Após as palestras, serão realizadas partidas de jogos de tabuleiro pela plataforma Board Game Arena, com mediação do professor Renato Carlson.

– Saiba Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %