Ruas de Lajeado recebem intervenção artística sobre o Arroio do Engenho para marcar Semana do Meio Ambiente

0 0
Read Time:4 Minute, 34 Second

Com o objetivo de causar impacto visual e conscientizar a comunidade sobre o uso dos recursos hídricos, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) está nas ruas fazendo uma intervenção artística. A ação ambiental chamada “Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis” integra uma das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, que iniciou na terça-feira e segue até sábado. 

 

A intervenção artística estará visível em 11 ruas de três bairros diferentes. Os locais de pintura foram escolhidos para indicar os locais por onde passa o Arroio do Engenho e que estão cobertos porque o arroio está canalizado (confira abaixo os pontos que receberão a intervenção artística). 

 

A bióloga da Sema e coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, explicou a escolha dos locais. 

– A Sema já desenvolve um projeto de recuperação e acompanhamento da qualidade da água do Arroio do Engenho e por isso surgiu a ideia dessa ação, que visa mostrar para a comunidade que existem corpos hídricos que passam dentro da cidade. A pintura será feita onde os rios são canalizados porque muitas vezes a gente não enxerga, mas eles estão ali. Com isso vamos poder explicar o porquê é importante todos fazerem a sua parte para não poluir esses riachos – explicou Edith. 

 

Passando pela rua Cristiano Schneider, do bairro Olarias, Wilson Lima Rocha parou para observar a pintura feita pela Sema. Admirado, afirmou que não imaginava que no local passava o Arroio do Engenho. 

– Passo direto nessa rua e nem imaginava que o arroio passava por aqui. Achei a ideia da pintura muito interessante porque as pessoas terão noção de onde passa o arroio e com isso vão entender porque não se pode jogar lixo na rua, por exemplo – falou o morador do bairro Igrejinha. 

 

Todo o processo de pintura está sendo gravado, e o vídeo será transmitido no sábado, 05/06, para encerrar as programações da Semana do Meio Ambiente. Além dessa atividade, a comunidade pode acompanhar durante toda a semana os depoimentos de profissionais ambientais sobre assuntos relacionados à Restauração de Ecossistemas. Os vídeos estão disponíveis para visualização nas redes sociais da secretaria pelos endereços facebook.com/semalajeado @semalajeado. 

 

O projeto “Plante essa Ideia” é mais uma das ações alusivas à Semana do Meio Ambiente. O objetivo do projeto é distribuir diversas espécies de árvores para a comunidade realizar o plantio nas calçadas e áreas verdes da cidade. Os interessados podem retirar as mudas no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico de Lajeado.

 

Além de receber as mudas, os participantes estão sendo convidados a registrar o momento do plantio, para que, posteriormente, seja confeccionado um livro digital com todas as árvores plantadas e os depoimentos dos munícipes que colaboraram para a ação. Confira o exemplar do ano passado aqui.

 

 Veja os pontos que receberão a intervenção do Arroio do Engenho:

1) Bairro Olarias

– Rua Venâncio Aires

– Rua Cristiano Schneider

– Rua José Petry

– Rua Erny José Brinsmann

2) Bairro Americano

– Rua Saldanha Marinho

– Rua Carlos Gravina

3) Bairro São Cristóvão

– Av. Alberto Pasqualini 

– Rua 11 de junho

– Rua Maurício Cardoso

– Rua Visconde de Tamandaré

– Rua Omar Moreira Líbio

 

Programação da Semana do Meio Ambiente:

02/06 – Vídeo sobre a pandemia e meio ambiente – Porque preservar e restaurar é importante para evitar futuras pandemias

03/06 – Vídeo sobre as cidades sustentáveis e casas sustentáveis – Ambientes urbanos também precisam de restauração

04/06 – Vídeo sobre os rios e restauração dos ambientes aquáticos – Importância do Saneamento nas cidades

05/06 – Vídeo da ação ambiental – Rios urbanos, seguindo seus cursos invisíveis

Para participar acesse o link: facebook.com/semalajeado

 

Como participar do Plante essa Ideia:

– Os interessados em plantar mudas devem ir no Jardim Botânico de Lajeado munidos de comprovante de residência e RG.

– Para retirada não será necessário marcar horário, porém será atendida uma pessoa por vez, respeitando as regras de prevenção da Covid-19.

– Dias para retirada: terça-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado

– Horário de atendimento: terça, quarta e sexta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h e sábado das 9h às 12h

 

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %