Abertas as inscrições para cursos de incentivo ao turismo rural em Lajeado

0 0
Read Time:4 Minute, 30 Second

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (SEDETAG), vem apoiando diversos cursos voltados à área do turismo rural. As próximas capacitações a serem iniciadas serão o Programa Turismo Rural e o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação. Veja mais informações abaixo.

 

O titular da SEDETAG, André Bücker, ressalta que a intenção é qualificar e capacitar pessoas para atuarem nesta área, que vem se destacando na região.

 

– Lajeado e o Vale do Taquari são repletos de lugares encantadores, que possuem potencial para turismo e que merecem ser explorados. Muitas pessoas hoje em dia buscam por destinos no interior, que diferem dos tradicionais, para ter mais contato com a natureza e com a cultura local. Além disso, as famílias que exploram esse ramo passam a ter uma nova fonte de renda – afirmou André.

 

No momento, os cursos em andamento são de Qualificação em Turismo Rural, promovido pela EMATER-RS de Porto Alegre, na modalidade à distância, e o Vale + Turismo, um projeto de extensão desenvolvido pelos alunos e coordenado pelos professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSUL-Lajeado) de consultoria para os empreendimentos que estão na fase de adequação e estruturação para atuar na economia do turismo. 

 

A economista Cláudia Brazil Marques é uma das alunas do curso de qualificação em turismo rural e participa como interlocutora do projeto Vale + Turismo.

 

– Nos permitir aprender e ter a oportunidade para acessar conhecimentos é algo necessário a todo e qualquer profissional. O turismo é um setor complexo e dinâmico. Para atuar é preciso inovar, empreender e aprender sempre. O conhecimento possibilita que as organizações se tornem menos frágeis diante situações adversas e com maior agilidade para se reinventar e seguir em frente – contou Cláudia.

 

De maio a junho deste ano, também ocorreu o Curso de Competências Básicas do Condutor de Turismo de Aventura, ofertado pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES). A formação reuniu profissionais e interessados em desenvolver novas habilidades para buscar oportunidades para atuar no mercado de trabalho. 

 

Veja abaixo os cursos que serão oferecidos nos próximos dias:

 

Programa Turismo Rural do SENAR-RS

 

Produtores e trabalhadores rurais da região que desejam disponibilizar sua propriedade rural para receber visitantes podem se inscrever para participar do Programa Turismo Rural. O programa será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-RS), com apoio da SEDETAG, Conselho Municipal do Turismo (COMTUR), EMATER e IFSUL.

 

O Programa Turismo Rural iniciará com um momento de sensibilização no dia 20/07, no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, às 13h30. Não é necessário se inscrever para participar deste primeiro encontro. O momento de sensibilização será para que as pessoas interessadas conheçam mais sobre o propósito do Programa, que é auxiliar moradores e trabalhadores rurais e urbanos a adequarem os seus empreendimentos para atuarem com o turismo rural de forma sustentável, aliados às habilidades e vocações dos empreendedores.

 

O curso terá dois anos de duração, totalizando 220h. As aulas, que serão presenciais, estão previstas para iniciarem em setembro.

 

As inscrições para o programa serão realizadas durante a sensibilização, no dia 20/07. Mais informações com André Buosi no telefone  (51) 3982-1242 ou no e-mail comtur@lajeado.rs.gov.br.

 

Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação

 

Promovido pela Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, o Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação será voltado para gestores e manipuladores dos serviços de alimentação vinculados ao COMTUR.  As aulas estão previstas para iniciarem em 09/08, no Parque Histórico de Lajeado. 

 

O curso terá 4 módulos, que abordarão legislação, manual de boas práticas, higienização, armazenamento de alimentos, entre outros conteúdos.

 

As inscrições para o Curso de  Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação podem ser realizadas pelo e-mail comtur@lajeado.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3982-1242, com André Buosi, até a data de início do curso.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %