Lajeado é o segundo município do Estado a integrar o programa “Waze for Cities”

0 0
Read Time:3 Minute, 20 Second
 O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities

A Prefeitura de Lajeado aderiu ao programa “Waze for Cities”, que utiliza o aplicativo de trânsito e navegação com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a prestação dos serviços públicos por meio da troca de informações entre Prefeitura e usuários do aplicativo Waze. A parceria surgiu por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), que integra as ações do Pro_Move Lajeado. O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities, depois de Porto Alegre. A parceria com o aplicativo será formalizada em agosto durante um evento na Univates, o Crie Smart Cities.

 

Conforme  Mariela Portz, coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Lajeado, ao aderir ao programa “Waze for Cities”, o município estará avançando com seu propósito de tornar Lajeado uma cidade mais inteligente. 

 

– Lajeado deseja que o acesso aos serviços públicos na vida dos lajeadenses seja facilitado por meio da tecnologia e do compartilhamento de informações entre cidadãos e governo. O Waze for Cities possibilitará que os motoristas tenham informações atualizadas sobre o trânsito de Lajeado e facilitará o trabalho da Prefeitura, que estará acompanhando de forma online os apontamentos feitos pela comunidade. A ferramenta servirá para aproximar o cidadão do órgão público, com menos burocracia, e vai oferecer mais segurança e agilidade para quem visita a cidade, além de destacar diversos dados estratégicos para avaliação da movimentação das pessoas e do trânsito na cidade – disse Mariela. 

Por meio do aplicativo, os usuários poderão informar anomalias no trânsito, como por exemplo, buracos na via, semáforos estragados, acidentes, engarrafamentos ou obstruções de passagem, para que a Prefeitura possa então providenciar os reparos necessários para normalizar o trânsito. A ferramenta também será utilizada pela Prefeitura para sinalização de intervenções no trânsito, como bloqueios de ruas, pontos de redução de velocidade, obras na via, entre outras. Outra vantagem do programa será, com o aprimoramento do aplicativo, o compartilhamento em tempo real da circulação dos caminhões responsáveis pelo recolhimento de lixo na cidade, assim como a localização oficial de pontos de campanhas oficiais e temporárias como vacinação, doações de mantimentos e outras. Os veículos de comunicação também poderão utilizar o aplicativo para repassarem as informações de trânsito para seus públicos.

O mapa do aplicativo será acompanhado por dois Agentes de Trânsito do município, que serão capacitados para operar a plataforma, interagir e acionar as secretarias responsáveis para a solução dos problemas reportados pelos usuários na mobilidade urbana.

 

MapRaid de Lajeado acontece no dia 25 de julho

 

Neste domingo, dia 25/07, acontecerá o MapRaid de Lajedado, quando o LabiLá, em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública e um grupo de editores do Waze (grupo formado por voluntários responsáveis por atualizar os mapas do aplicativo) de todo o país irão se reunir, de forma híbrida, para a ação de atualização do mapa da cidade de Lajeado.

 

O evento irá acontecer presencialmente no Vibee da Unimed e transmitido de forma online pela plataforma Google Meet. O Coordenador da Comunidade Brasileira de Editores do Waze, Michel Machado, destaca que a parceria entre o município e o Waze possibilita que as pessoas ganhem tempo e qualidade no trânsito, e descubram novas rotas na cidade.

 

– É um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade de vida na cidade e colocar Lajeado como destaque entre as cidades inteligentes – disse Michel.

 

O grupo irá conferir e incluir endereços de órgãos governamentais, serviços e locais públicos como postos de saúde, escolas, praças e nomes das ruas, além de comércios, indústrias, restaurantes e serviços de atividades privadas com suporte de informações repassadas pela Acil, CDL e Sebrae. 

 

A parceria entre o município e o aplicativo será formalizada em agosto durante o Crie Smart Cities, evento da Univates sobre inovação e sustentabilidade.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %