Feira de ciências da Unisc recebe inscrições

0 0
Read Time:2 Minute, 15 Second

Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Unisc, em parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e instituições que coordenam as atividades do Ensino Básico público, privado e comunitário, está com as inscrições abertas para a submissão de trabalhos, até o dia 24 de setembro. Conforme a coordenadora do evento, Cláudia Mendes Mählmann, de cada projeto, podem se inscrever equipes com, no máximo, três alunos pesquisadores matriculados na mesma série ou ano da mesma instituição de Educação Básica e até dois professores orientadores, além de um estudante de graduação colaborador voluntário da Unisc, que deve estar atuando na escola por motivos de estágio, Pibid, entre outros. A professora lembra que, para inscrever os trabalhos, um desses docentes deve ter concluído o curso de capacitação Desenvolvimento de projetos Escolares – Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, cujo prazo encerra no dia 30 de agosto.

Antes de realizar a inscrição, contudo, é necessário atentar para outros detalhes. Segundo Cláudia Mählmann, os interessados devem redigir o projeto de acordo com instruções disponíveis no template e cuidar quanto à categoria do projeto. “As categorias estão divididas em três níveis: Anos iniciais I – de 1º ao 3º ano; Anos iniciais II – do 4º e 5º ano; e, Anos finais – do 6º ao 9º e Ensino Médio, que inclui o regular, junto com educação de jovens e adultos, curso normal e ensino técnico”, explica.

Tomados esses cuidados, o professor orientador deve acessar o site do evento pelo link http://www.unisc.br/site/feira-ciencias/pages/inscricoes.html, localizar o item Inscrições na Feira de Ciências e ficar atento aos passos a serem seguidos. Se tiver dúvidas quanto a algum procedimento, pode também visualizar o vídeo, que mostra de forma didática o caminho que o interessado deve seguir (https://www.instagram.com/feirade_ciencias/channel/).

Objetivos e público

Para além da importância dessa experiência para os alunos, Cláudia Mählmann destaca que a feira objetiva disseminar a ciência a partir do estímulo de vocações científicas e tecnológicas em jovens estudantes, nos níveis fundamental e médio, impulsionando o compartilhamento de conhecimentos. “Da mesma forma, intenciona incentivar a difusão e divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sob orientação dos professores das escolas participantes, no âmbito dos municípios envolvidos, junto à Unisc”, acrescenta. Seu público-alvo são estudantes e docentes da Educação Básica e do Ensino Técnico das regiões dos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí-Centro.

Os 100 melhores trabalhos inscritos participarão da Feira, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro. Nesse período, a apresentação dos mesmos será realizada de forma on-line.

– Saiba Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %