Infectologista do HSC e docente da Unisc atua em nota técnica publicada pela Anvisa

0 0
Read Time:1 Minute, 21 Second

O médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, integrou a equipe de revisores da nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGPS).

O estudo foi publicado neste mês de agosto pela Anvisa. O objetivo da nota técnica foi apresentar as principais medidas a serem adotadas pelos serviços de saúde para a prevenção e o controle da disseminação de microrganismos multirresistentes no contexto da pandemia da Covid-19 e reforçar a necessidade de adoção dessas medidas por todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na assistência aos pacientes.

A resistência microbiana é um grave problema de saúde pública e está associada ao aumento do tempo de internação, dos custos de tratamento e das taxas de morbimortalidade dos pacientes. No último ano, a pandemia da Covid-19 criou condições que favorecem a disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos nos serviços de saúde, como aumento no número e no tempo de hospitalização, uso prolongado de dispositivos invasivos e assistência intensiva, redução do número de profissionais de saúde e aumento da carga de trabalho, dificuldades para implementação de medidas de prevenção e controle de infecções e utilização excessiva e empírica de antimicrobianos de amplo espectro, em larga escala, para tratamento de infecções secundárias, fúngicas ou bacterianas.

– Saiba Mais!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %