Iniciados os jogos do 32º Campeonato Piá de Lajeado, o maior campeonato de futsal infantil do Brasil

0 0
Read Time:2 Minute, 30 Second
Mais de 800 atletas participam dessa edição Foto: Pietra Darde Mais de 800 atletas participam dessa edição

O 32º Campeonato Piá teve sua abertura oficial no sábado, 25/09, no Parque do Imigrante. Mais de 800 atletas, que integram 82 equipes e representam 10 municípios da região, disputarão o campeonato ao longo de seis semanas. O maior campeonato de futsal infantil do país é um evento promovido pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). A primeira rodada do campeonato contou com a realização de 20 jogos, totalizando 106 gols marcados.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito, Marcelo Caumo, do titular da SECEL, Carlos Reckziegel, servidores municipais, além dos atletas, treinadores e familiares.

– No ano passado não foi possível realizar o campeonato devido à pandemia. Mas nesse ano montamos uma estratégia para que fosse possível realizar o campeonato com segurança, com a redução do número de participantes, entre outras regras que foram estipuladas. É uma satisfação ver os atletas fardados e inquietos, ansiosos para voltar a jogar. Mas lembrem-se de sempre respeitar o treinador, o juiz e os atletas adversários – disse Carlos aos jovens.

Por sua vez, o prefeito, Marcelo Caumo, ressaltou que o evento já é tradição em Lajeado, uma vez que é realizado desde o ano de 1988.

– Eu joguei cinco Campeonatos Piás. Voltando no tempo eu lembro da dor na barriga que me dava antes de entrar em quadra. Mas essa dor é muito importante porque isso vai acompanhar vocês ao longo de toda a trajetória. E é aprendendo a se desafiar e a enfrentar os desafios que a gente alcança os nossos objetivos na vida. E mais importante do que participar e vencer são as amizades que a gente faz por conta do esporte – falou Marcelo.

Antes de iniciar os jogos, as crianças também fizeram o juramento do atleta, proferido por Arthur Sieben, atleta do time do Centro Esportivo Municipal (CEM). 

No pavilhão 1, a primeira partida foi entre  AERC Fênix contra ALE, terminando com vitória do time ALE. Já no pavilhão 2, o time Rui Barbosa venceu a ALAF por 4 a 0.

Com o celular na mão, Karina Klein, 37 anos, acompanhava e registrava cada passo do filho, Augusto Klein, atleta do time Rui Barbosa.

– Ele já participou outras vezes do campeonato. É um momento que ele gosta bastante, mas estava nervoso para a estreia. Em uma era em que as crianças estão vivendo cada vez mais no digital, estarem praticando o esporte e socializando é muito importante.  Eu sou a fã número 1 do meu filho e onde ele vai, eu estou atrás fotografando – contou Karina, mãe de um dos participantes.

Os 121 jogos da competição serão realizados sempre aos sábados à tarde, nos ginásios do Parque do Imigrante. O encerramento ocorre no dia 30/10.

A tabela com o resultado dos jogos pode ser conferida aqui. Já a tabela dos próximos jogos pode ser acessada clicando aqui.

Créditos: Assessoria de Imprensa PML

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %