Reaquecimento do setor do turismo: sobe índice de atividades turísticas no país

0 0
Read Time:2 Minute, 38 Second

Uma das medidas sanitárias para prevenir a transmissão do novo coronavírus é o isolamento social. Nesse cenário, diversos empreendimentos foram impactados pela pandemia e o setor de turismo foi um deles. 

Sabe aquela sensação gostosa de pesquisar o preço da passagem de ônibus e viajar com a família? A maioria dos brasileiros teve que controlar essa vontade para se cuidar até que a situação estivesse mais segura. No entanto, com o avanço da vacinação, esse segmento ensaia uma retomada. Continue lendo e entenda melhor sobre o assunto!

Retomada das atividades turísticas no Brasil 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, o índice de atividades turísticas no país subiu 11,9% em junho de 2021. Isso impulsionou o aumento da receita de diversas empresas do segmento. Essa é a segunda taxa positiva no ano, que demonstra o reaquecimento do setor.

Nada melhor que conhecer diversos lugares lindos e viver novas aventuras, certo? No atual cenário, os brasileiros estão voltando a fazer malas e comprar passagens de ônibus, planejando bons roteiros para viajar pelo país. Parece até um sonho, não é mesmo?

Os principais focos são viagens curtas e ao ar livre. Como a pandemia continua, é importante evitar aglomerações. Nessa hora, nada melhor que uma praia, uma casa de campo, parques e locais que proporcionam mais contato com a natureza.

A aposta para o reaquecimento desse mercado é o turismo interno. Afinal, diversas fronteiras de países ainda estão fechadas, tornando as viagens nacionais a opção mais segura.

Esse é o momento para conhecer e aproveitar todas as belezas naturais do nosso país. Além disso, as viagens ficam mais fáceis, já que podem ser feitas dentro do próprio território, de carro ou ônibus, por exemplo.

Protocolos 

O Ministério do Turismo lançou o Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro com o objetivo de preparar o setor de turismo para a retomada das atividades de forma responsável e segura.

Basicamente, essa medida se trata de uma sinalização visual que identifica os guias de turismo e estabelecimentos que assumiram o compromisso de adotar todas as medidas sanitárias e de segurança para a prevenção da transmissão do coronavírus. Assim, é possível proteger os turistas e profissionais da área.

Atualmente, já foram distribuídos mais de 29 mil selos para 15 atividades turísticas, como parques temáticos, agências de turismo, transportadoras turísticas, cafeterias, restaurantes, meios de hospedagens, feiras, bares, exposições, centros de convenções e outros.

Dicas e tendências para a retomada do turismo 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre os impactos da vacinação na retomada do turismo aponta que esse setor deve voltar ao patamar de faturamento anterior à pandemia somente em 2022.

Contudo, o Sebrae alerta que, para isso, é fundamental abraçar as inovações que o mercado vem apresentando, que se intensificaram nos últimos anos. Dessa forma, é possível atingir mais clientes e fechar negócios. Alguns recursos indicados pela organização são:

  • Uso de IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e realidade virtual;
  • Pagamento por aproximação;
  • A inclusão de check-in e check-out digitais;
  • A identificação digital dos viajantes. 

Outras atitudes que precisam ser tomadas pelos empresários e profissionais que trabalham com turismo incluem:

– Curta e Compartilhe!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %